Petrolina aprova junto ao Ministério do Meio Ambiente, unidade produtiva de biomassa

A Prefeitura de Petrolina aprovou junto ao Governo Federal, um projeto para implantação de uma Unidade Produtiva de Biomassa – usina que funcionará como fonte geradora de agroenergia, a partir do aproveitamento de restos de podas. O convênio foi assinado com o Ministério do Meio Ambiente na manhã desta quinta-feira (15), em Brasília, pelo prefeito Julio Lossio.

O projeto contará com um investimento total de aproximadamente R$ 1,2 milhões, financiados pelo Ministério do Meio Ambiente, através do Fundo Nacional sobre Mudança do Clima, e pela Prefeitura Municipal. A Unidade Produtiva – que será coordenada por uma equipe técnica composta por engenheiro agrônomo, técnico agrícola, técnico em meio ambiente, técnico em mecânica e um administrador – prevê, além da produção energética, a capacitação de 10 pessoas da comunidade e a geração de 40 empregos entre diretos e indiretos.

“Petrolina foi o único município brasileiro a conseguir aprovar o projeto com recursos do Fundo do Clima. Diante das mudanças climáticas em curso no planeta, a busca pelo uso sustentável de recursos ambientais é, hoje, uma realidade em todos os países. Em meio a essas preocupações, no Nordeste, o Município de Petrolina sai na frente conquistando mais um equipamento para a região. Fruto dos projetos elaborados pela nossa Usina de Projetos”, comemorou o prefeito Julio Lossio.
Biomassa.

A biomassa caracteriza-se como um material composto por substâncias de origem orgânica – micro-organismos e fontes de origem vegetal e animal – que pode ser utilizado para a geração de energia. A energia advinda desse material é obtida através da combustão do bagaço de cana-de-açúcar, de resíduos florestais, da lenha, de casca de arroz, frutas, cascas de coco, de excrementos de animais e de resíduos agrícolas.

(Ascom PMP)

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *