CAPACITAÇÃO SOBRE LOCAÇÃO DE BARRAGENS SUBTERRÂNEAS REUNIU REPRESENTANTES DE 11 MUNICÍPIOS EM JUAZEIRO

blogqspbarragem A Prefeitura Municipal de Juazeiro através da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SEAPA) e do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) em parceria com o governo estadual através da CAR realizou na quinta-feira (27), no auditório do Colégio Paulo VI, em Juazeiro a capacitação sobre locação de barragens subterrâneas que serão implantadas no município. Representantes de prefeituras dos 11 municípios baianos que integram o pólo Juazeiro (Campo Alegre de Lourdes, Curaçá, Jacobina, Jaguarari, Miranguaba, Pilão Arcado, Remanso, Sobradinho, Uauá, Umburamas) estiveram presentes no curso.

A capacitação tem como objetivo orientar os funcionários das prefeituras para a implantação das barragens que deverão ser construídas nos municípios em áreas de atuação da Codevasf. Segundo os organizadores, nesse primeiro momento, técnicos das prefeituras irão identificar as áreas propícias para construção das barragens, em seguida técnicos do IRRPA irão validar se as áreas são aptas ou não para a sua implantação. Vale destacar que um estudo de solo, rochas subterrâneas e profundidade é o que definirá a validação ou não da construção.

De acordo com a subcoordenadora do projeto Mata Branca/ CAR, Érica Madalena Amaral Lima, até o momento já foram distribuídas 82 retroescavadeiras que é resultado do convênio entre a CAR, Codevasf e Ministério da Integração. “Temos uma média de 30 a 40 barragens por município, mas a nossa intenção é conseguir implantar um número maior. A barragem subterrânea possibilitará uma reserva maior de água, melhorando a vida do homem do campo, principalmente durante a seca”, disse.

Durante toda manhã o técnico em desenvolvimento rural da CAR, João Paulo ministrou o curso teórico sobre barragens subterrâneas, como são construídas, qual a sua função e benefícios, numa metodologia prática e simples. Já durante a tarde o grupo se deslocou à fazenda Sacabretó – Salitre para realizar in loco uma simulação da sondagem mecânica (perfuração), que irá identifica a área propícia para construção das barragens.

A barragem subterrânea é uma tecnologia que, sendo bem implementada, potencializa e garante a produção das plantas e animais dentro do contexto climático do semiárido. “Esse tipo de barragem armazena água no solo na quantidade certa para que as plantas e os animais não sofram com a irregularidade das chuvas”, destacou João Paulo. Vale destacar que a ação beneficiará mais de 90 municípios baianos.

Para o secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento o projeto é mais um mecanismo para melhorar a vida do homem do campo. “Nós estamos otimistas com a implantação das cisternas, espero que o projeto possa avançar no município e leve o desenvolvimento para a nossa região”, enfatizou.

Lene Radina – Assessoria de Comunicação

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *