SAAE GARANTE ÁGUA PARA O CONSUMO ANIMAL NO INTERIOR DO MUNICÍPIO COM A INSTALAÇÃO DE BOMBAS SUBMERSAS

blogqsp.saaeGarantir o abastecimento de água para o consumo animal no interior de Juazeiro é o objetivo do Serviço Autônomo de Água e Esgoto – SAAE, com a instalação de bombas submersas em várias localidades afetadas pela seca.

As últimas comunidades beneficiadas pela ação foram Tanque Novo I e II que receberam os equipamentos no mês passado atendendo mais de 100 famílias da região. O produtor rural Miguel Arcanjo Oliveira, que estava preocupado com o esvaziamento da única cacimba que abastecia o rebanho, agora demonstra alegria em vê seus animais bebendo água no terreiro da casa. “De sede os bichinhos não mais morrerão”, resume Miguel Arcanjo que basta apenas acionar um botão para que a água jorre no bebedouro.

O poço perfurado na fazenda de Miguel tem 60 metros de profundidade e capacidade de dois mil litros de água/hora. O agricultor garante que, apesar de a água ser para o consumo animal, diante da qualidade da mesma, muita gente está usando até mesmo para o consumo humano.

“Estamos todos felizes e agradecidos ao governo municipal e a direção do SAAE que nos socorreu com esse beneficio. É muito gratificante acordar cedo e vê os animais de toda essa área bebendo água à vontade e na hora que tiver sede”, diz o agricultor com o sorriso aberto.

Domingos Dias Almeida, da comunidade de Tanque Novo II, que antes caminhava até cinco quilômetros para aventurar um balde de água para amenizar a sede dos animais, hoje tem água suficiente para o seu rebanho e dos vizinhos. Ele cavou um barreiro ao lado do poço que é abastecido diariamente para saciar a sede dos animais. “Até minha saúde melhorou, pois sempre que ia buscar água na cacimba sentia dores fortes na coluna. Hoje basta apenas ligar o motor e a água chega ao barreiro a qualquer hora do dia. Não tenho palavras para agradecer este beneficio”, diz emocionado o agricultor.

Para o servidor do SAAE e supervisor da área, Manoel Evangelista (Didi) essa ação minimiza os efeitos da longa estiagem que assola toda a região, levando um pouco de alento aos produtores que viam aos poucos seus rebanhos serem dimizados. “A determinação é colocar bombas submersas onde houver energia elétrica e água subterrânea e cataventos nas demais localidades. Além do mais a equipe do SAAE vem intensificando todo o processo de manutenção nos poços já existentes para aliviar o sofrimento do homem do campo e dos animais”, reforça Didi.

Por Antonio Pedro – Ascom/SAAE

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *