Professora de Petrolina ganha prêmio nacional com projeto inovador em tecnologia

A premiação libera práticas inovadoras na educação básica brasileira, destacando iniciativas conectadas com a realidade dos estudantes e das escolas. Ao todo, o Porvir recebeu 951 projetos de educadores de todos os estados do Brasil.
Destes, 30 finalistas foram selecionados e tiveram suas práticas publicadas no site da iniciativa, concorrendo em 10 categorias. Willmara foi a grande vencedora na Categoria de Melhor Projeto de Tecnologia do Brasil.
O projeto que garantiu a vitória da professora é intitulado Hackers da Caatinga, desenvolvido na Escola Paulo Freire. O objetivo da iniciativa é fomentar o pensamento matemático e computacional dos alunos, promovendo o senso de pertencimento à região e incentivando a preservação da Caatinga.
Para isso, o projeto busca integrar a matemática com outras disciplinas, como história, geografia e ciências, através de desafios interdisciplinares.
Além disso, amplia o acesso dos estudantes à tecnologia e à programação, preparando-os para os desafios do futuro.
Sobre a conquista, a professora Willmara destacou a importância do reconhecimento para a valorização da educação inovadora.
“ Esse prêmio representa a força dos professores que acreditam no poder transformador da educação. Nosso projeto nasceu da necessidade de conectar os alunos à sua própria realidade e mostrar que a tecnologia pode ser uma aliada na preservação ambiental e no desenvolvimento da nossa região.
Estou muito feliz por ver esse trabalho sendo reconhecido nacionalmente e espero que ele inspire outros educadores a inovarem na sala de aula ”, ressaltou Wilmara.
Os vencedores do Prêmio Professor Porvir participarão da cerimônia de estreia em São Paulo no mês de maio e terão suas experiências registradas na publicação de um livro.
Além disso, os professores premiados passarão a atuar como embaixadores do Porvir, contribuindo para a disseminação de práticas pedagógicas inovadoras em todo o país.
Essa conquista reforça o potencial dos educadores da rede municipal de Petrolina e destaca a importância de projetos que conectam a educação à realidade local, proporcionando aos alunos oportunidades de aprendizagem significativas e transformadoras.

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