Secretaria de Saúde de Petrolina faz balanço das ações desenvolvidas em 2010

 

 

Depois de um ano de trabalho à frente da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), a Secretária Lúcia Giesta, reuniu na última semana toda a equipe da SMS, gerentes, coordenadores, diretores e assessores, para fazer um balanço das ações desenvolvidas em 2010. Além de destacar os pontos trabalhados durante este período, a secretária enfatizou alguns eixos de atuação que serão colocados como prioridades em 2011, como a reestruturação da Atenção Primária à Saúde (APS), com a implantação de novas unidades de AME Saúde da Família – Atendimento Multiprofissional Especializado – para Petrolina. 

Durante a apresentação, cada diretor e coordenador responsável pelas suas áreas mostraram os resultados obtidos em 2010, situações que podem ser otimizadas, ações que devem ser implementadas, além de traçar metas para o ano que segue. Foram avaliados o setor administrativo, o serviço de regulação, avaliação e controle, a APS – considerada a principal porta de entrada para os demais serviços à saúde -, vigilância sanitária, vigilância epidemiológica, o Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest), o Laboratório Central (Lacen), a Atenção Especializada, onde estão incluídos os Centros de Atenção Psicossocial (Caps), Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), o Centro Auditivo, o Centro de Especialização Odontológica (CEO) e a unidade de Atendimento Médico Especializado – AME Policlínica.

Entre as conquistas alcançadas foram citadas a inauguração da primeira unidade de AME Saúde da Família, no bairro Dom Avelar, e o início das obras de construção das unidades do José e Maria, Vila Eduardo, Henrique Leite, Areia Branca e no distrito de Izacolândia. As novas ambulâncias e a aquisição de alguns aparelhos como desfibrilador elétrico automático (DEA), respiradores e oxímetros de pulso portáteis para o Samu, também foram mencionados. No Tratamento Fora do Domicílio (TFD), desde setembro, os pacientes que precisam realizar exames, consultas e tratamento em Recife, estão sendo transportados em um novo ônibus, garantindo mais qualidade e conforto para os passageiros que necessitam do serviço.

Ainda foi lembrado a convocação dos agentes de combate à endemias, a realização de atividades de prevenção à violência contra a mulher, idoso e criança, através do Núcleo de Promoção a Saúde, Prevenção à Violência, Acidentes e Cultura da Paz. O Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), desenvolveu através dos seus profissionais – nutricionistas, farmacêutico, educadores físicos, psicólogo e obstetra – diversas atividades direcionadas para públicos diversos. A SMS realizou, também, cursos, treinamentos e deu início a projetos, como o Programa Saúde na Escola e a implantação da Política Nacional de Saúde do Homem e do grupo de trabalho para a redução da mortalidade por acidentes de trânsito.

Finalizando, foi destacada a inauguração do Serviço de Infectologia que atende pessoas com tuberculose, hanseníase e infectologia no geral, como doença de chagas e leishmaniose. Foi citada, também, a mudança de sede da AME Policlínica – Atendimento Médico Especializado “Nosso objetivo foi o de avaliar o ano de 2010, o que melhorou, o que precisamos mudar e planejar ações para 2011. E assim como realizamos essa apresentação, todo esse material também será avaliado pelo prefeito Julio Lossio, mostrando o trabalho desenvolvido pela nossa equipe”, enfatiza a Secretária de Saúde, Lúcia Giesta.

 

Texto e foto: Taisa Alencar

Ascom/ PMP

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *