Secretária Giesta vistoria áreas para novas Ames

Acompanhada do gestor de obras do município, Rogério Valença, da diretora de Atenção Básica à Saúde, Sátira Cavalcanti, e de equipes técnicas das Secretarias de Saúde e Infraestrutura, a secretária Municipal de Saúde, Lúcia Giesta, esteve ontem (12), nos terrenos onde serão construídas as Unidades de Atendimento Multiprofissional Especializado – AME Saúde da Família, que acabaram de ter suas Ordens de Serviço assinadas.

Durante a visita, que contou com a presença dos construtores, os gestores localizaram as áreas destinadas às construções e discutiram o posicionamento das unidades nos bairros Gercino Coelho, Ouro Preto, Pedra Linda, Antônio Cassimiro e no Projeto Senador Nilo Coelho – Núcleo 5. “Nesse momento precisamos estreitar cada vez mais os laços entre as duas secretarias responsáveis pelo projeto, para dar velocidade ao processo construtivo das AMEs. Esta é a nossa primeira visita conjunta, mas a vistoria acontecerá uma vez por mês, independente do status da obra. A próxima já foi agendada para o dia 15 de fevereiro”, afirmou a secretária de Saúde, Lúcia Giesta, destacando a necessidade de contar com apoio da comunidade no acompanhamento das obras.

No bairro Pedra Linda, os moradores já entenderam a importância de participar do processo construtivo da sua Unidade de Saúde e formaram uma comissão de acompanhamento da obra, constituída por 10 pessoas. “Nós seguimos a orientação que a secretária de saúde deu na assinatura da Ordem de Serviço e montamos essa comissão. Vamos fiscalizar a obra, observar se o material utilizado é de boa qualidade e cobrar que a AME seja construída no cronograma previsto”, explicou a presidente da Associação de Moradores do bairro, Ilma Ferreira da Silva.

Com uma estrutura diferenciada, atendimento humanizado e acolhedor, sistema de segurança, e informatizada, a AME é uma iniciativa pioneira na assistência primária de saúde, planejada pela gestão municipal para oferecer um atendimento humanizado e com uma equipe multiprofissional.

As unidades, com capacidade para atender uma população de 15 mil pessoas, serão equipada com 4 consultórios médicos, 4 de enfermagem, 2 odontológicos, salas para procedimentos, marcação de exames, esterilização, curativos, pequenas cirurgias, vacinação e acolhimento, além de uma recepção com capacidade para acomodar 100 pessoas, brinquedoteca, farmácia, coordenação administrativa, escovódromo, almoxarifado, bicicletário e aparelhos para a prática de atividades físicas.

(Eneida Trindade – Ascom Petrolina)

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *