DIRETO DE IRECÊ

MPF RECOMENDA QUE A CODEVASF INTERROMPA DESMATAMENTO DE ÁREA

O Ministério Público Federal (MPF) em Irecê, no Centro Norte da Bahia, recomendou à Codevasf (Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba) que interrompa o desmatamento no território do Projeto Baixio da cidade e que adote providências para iniciar negociações para solucionar as dificuldades enfrentadas pelas comunidades tradicionais impactadas pela iniciativa.

A Codevasf é responsável pela implantação do Perímetro Irrigado do Baixio de Irecê (Projeto Baixio de Irecê), em região próxima ao município de Xique-Xique e distante 500km de Salvador. De acordo com inquérito instaurado pelo MPF, o projeto já causou impactos negativos nas comunidades de “fundo de pasto” ou “fecho de pasto” locais, que utilizam terras de uso comum para pasto de seus animais, extrativismo, plantio e pesca artesanal.

A Secretaria Estadual de Promoção da Igualdade Racial reconheceu 18 comunidades tradicionais estabelecidas na região, compostas por aproximadamente 800 famílias.

O procurador da República Márcio Albuquerque de Castro, autor da recomendação, considerou denúncias dos integrantes das comunidades, acompanhadas de fotos, segundo as quais a Codvasf suprimiu vegetação no local do projeto. Ele pontuou que “as comunidades tradicionais estão estabelecidas naquela região em período muito anterior ao início do Projeto Baixio de Irecê. Caso ele continue a ser implementado dessa forma, haverá o desaparecimento completo dessas comunidades.”

Castro também destacou que, apesar dos esclarecimentos prestados pela Codevasf e de haver autorização pelo órgão ambiental competente, o projeto está causando lesões aos direitos das comunidades tradicionais.

Bocão News

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

direto de Irece

Movimento dos Sem Teto afirma ter encontrado material de construção abandonado

O Movimento Sem Teto da Bahia (MSTB) esteve nesta sexta-feira (27) na cidade de Irecê e encontrou um depósito cheio de material do Instituto Brasil que deveria ter sido usado na construção de 400 imóveis. Ficaram inacabadas obras em seis municípios da região como Lapão, Jussara, Uibaí, São Gabriel, Morro do Chapéu e Canarana. Entre os materiais estavam pias, vasos, material hidráulico, ripas de telhado. O coordenador do MSTB na região de Irecê, João Da Hora, afirmou ainda que localizou documentos assinados pelo candidato a prefeito de Lapão, Valdenor Militão Vilela (PT), e papéis nos quais representantes das cidades agradecem à Secretaria Estadual do Desenvolvimento Urbano (Sedur) pela construção das casas. A entidade afirma que deve levar os documentos encontrados ao Ministério Público Estadual (MPE).

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Direto de Irecê

Adutora do São Francisco tem instalação de tubulação concluída

A adutora do São Francisco que deve atender à região de Irecê, na Chapada Diamantina, já possui toda a instalação da tubulação concluída, correspondente a cerca de 132 quilômetros de extensão. Na sexta-feira (20), o secretário de Desenvolvimento Urbano, Cícero Monteiro, visitou a obra executada pela Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa). “Estamos muito empenhados nesta obra, devido à sua importância para a região de Irecê. Nossa expectativa é que os prazos sejam cumpridos e que a adutora entre em operação até o final de 2012”, estima Monteiro. Segundo o governo estadual, as três etapas do empreendimento são realizadas simultaneamente e envolve cerca de 600 pessoas, entre operários, engenheiros, técnicos de segurança e empregados da área administrativa. A obra também prevê a construção de uma Estação de Tratamento de Água (ETA), em Itaguaçu da Bahia, 13 estações elevatórias, equipadas com bombas de alta potência, rede distribuidora e reservatório.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Direto de Irecê

 

13ª Expoagri de Irecê terá edição do Projeto Seagri Itinerante

 

A 13ª Exposição da Região de Irecê, Expoagri, programada para acontecer de 28 de abril a 1º de maio deste ano, terá um importante diferencial. Será a sede da agropecuária baiana, com a transferência do gabinete da Secretária da Agricultura para o Parque de Exposições de Irecê. “Neste período nós vamos realizar mais uma edição do projeto Seagri Itinerante, levando para a região todo nosso gabinete”, disse na manhã desta terça-feira o secretário estadual da Agricultura, engenheiro agrônomo Eduardo Salles, ao receber em audiência o presidente do Sindicato Rural de Irecê, José Carlos Carvalho, o presidente da Associação de Produtores de Irecê, José Renato Costa, organizadores do evento, e o deputado estadual Joacy Dourado. O superintendente de Desenvolvimento Agropecuário da Seagri, Raimundo Sampaio, também participou do encontro.

 

 

A secretaria criou, em 2009, o Projeto Seagri Itinerante, com o objetivo de conhecer in loco as dificuldades de cada região e municípios baianos, e fazer com que o produtor sinta mais de perto a presença do Estado. Durante dois dias o corpo técnico da Seagri escuta as demandas dos produtores, discutindo com eles alternativas de solução para os problemas detectados. Na seqüência, as lideranças de cada setor da agropecuária com atividade na região debatem com o secretário os caminhos viáveis para sanar as dificuldades e estimular o desenvolvimento regional.

 

 

 

A realização da Seagri Itinerante em Irecê acontecerá num momento em que a região, que tem esse município como referência, tende a fortalecer a agropecuária, sem abandonar a agricultura. Para o deputado Joacy Dourado, o projeto Seagri Itinerante é fantástico e de grande importância para que os produtores e agricultores sintam que o governo está presente, priorizando a agropecuária do Estado.

 

Ascom Seagri

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *