Capacitação em procura e transplante de órgãos é realizada no HDM

Profissionais da Organização de Procura de Órgãos do Hospital Dom Malan participaram de uma capacitação profissional em diagnóstico de morte encefálica e manutenção de potencial doador. Além dos profissionais da OPO, representantes das comissões intra hospitalares de transplantes de hospitais de Petrolina também participaram do treinamento ministrado pelo médico coordenador de transplantes da Central de Transplantes de Pernambuco, André Bezerra , pela psicóloga Rosário Brayner, também da Central de Transplantes e pelo neurologista Ricardo Brandão. O evento ainda contou com a participação da médica coordenadora da central de transplantastes na macro região de Petrolina, Lílian Gondim.

Durante toda a manhã da última quarta-feira (7), os profissionais receberam informações sobre como estão os números de transplantes em Pernambuco e Petrolina, como melhorar a entrevista familiar e melhorar o processo de captação de órgãos. “Nosso foco é capacitar os profissionais. A região de Petrolina tem condições de realizar um transplante por mês, mas isso não tem acontecido por diversos fatores como a não aceitação das famílias e a qualidade da manutenção desse potencial doador.”, destacou o médico André Bezerra.

A Organização de Procura de órgãos (OPO) de Petrolina funciona no Hospital Dom Malan e começou aos seus trabalhos no mês de Julho desse ano. Foram registrados nesse período 28 notificações, 17 exames de eletro encefalograma para detectar atividade cerebral e foram abertos 16 protocolos.

(Simeia Valverde – Ascom HDM)

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *