Zona do Agrião I


O aumento da representação nordestina na elite do futebol brasileiro

*Tony Martins

O ano de 2011 pode ser considerado como positivo para o futebol nordestino, mesmo com as quedas do Ceará Sporting para a série B e da dupla Icasa e Salgueiro da segunda divisão para a terceira. O que deve ser levado em conta é a representação da região na primeira divisão do campeonato brasileiro.Nesse sentido, entre perdas e danos, o futebol do Nordeste saiu no lucro na atual temporada. Isto porque Náutico e Sport Clube do Recife, 2º e 3º colocados respectivamente na serie B deste ano, vão se juntar ao Esporte Clube Bahia que conseguiu se safar, galgando uma 14ª posição na série A, e de “lambuja” obteve classificação para a Sul Americana em 2012. Ou seja, o Nordeste saiu de dois para três representantes.

Assim, o estado de Pernambuco que estava ausente da primeira divisão do futebol brasileiro há algum tempo, cresceu muito com as ascensões de Sport e Nautico. Iguala-se à Minas Gerais que tem Atlético e Cruzeiro e ao Rio Grande do Sul com a dupla GRE-NAL. Os pernambucanos estão à frente da Bahia, Goiás, Paraná e de Santa Catarina, que são tradicionais no futebol, mas que contam apenas com um representante cada na serie A.
A grande questão agora é saber se os dois times da terra de Luiz Gonzaga vão se instalar na séria A do brasileirão ou farão apenas uma visita. O mesmo se aplica ao Bahia, visto que sem o devido planejamento, fica difícil se sustentar numa divisão em que participam as principais equipes do futebol brasileiro, cujos elencos são mantidos por fortes patrocinadores e contam com uma ampla cobertura da grande mídia nacional.
Cabe da nossa parte fazer menção ao feito do Santa Cruz de Recife, que depois de grandes crises  conseguiu em 2011 ser campeão Pernambucano evitando o hexa campeonato do Sport e ascendeu à série C. Outro trunfo do tricolor do Arruda é o fato de ser, considerando todas as divisões, o clube com a maior média de público nos estádios em 2011, superando inclusive à Corinthians e Flamengo.

PETROLINA PEGA O CARCARÁ NA ESTRÉIA DO PERNAMBUCANO
O Petrolina estréia no campeonato pernambucano de 2012, no dia 15 de Janeiro contra o Salgueiro no estádio Paulo de Souza Coelho. O confronto poderá significar uma disputa acirrada entre as duas agremiações, uma vez que o time salgueirense busca realizar uma boa campanha na competição e se motivar para a disputa da serie C do brasileirão o ano que vem. Enquanto isso os petrolinenses almejam uma classificação que lhes garanta uma vaga na série D em 2012.
Pelo lado do Salgueiro, pode-se garantir que a equipe voltará a atuar no estádio Cornélio de Barros, recentemente reformado, com o calor da sua torcida e com o comando de Neco, profundo conhecedor da equipe, com ampla vivência no futebol pernambucano, sobretudo no interior do estado. Já o Petrolina formou um elenco desconhecido da região. No grupo que está treinando sob o comando de Pedro Manta, pouquíssimos jogadores são das cidades circunvizinhas. Vamos torcer que tudo dê certo.

Confira a rodada de abertura no dia 15 de janeiro:
SANTA CRUZ X BELO JARDIM
PORTO X NÁUTICO
PETROLIN A X SALGUEIRO
ARARIPINA XSPORT AMÉRICA X SERRA TALHADA
IPIRANGA X CENTRAL.

JUAZEIRENSE COMEÇA HOJE E O JUAZEIRO?

A diretoria da sociedade Desporiva Juazeirense marcou para hoje a apresentação do elenco profissional que disputará o campeonato baiano em 2012. O time principal terá o comando técnico de Paulo Sales, para quem não sabe ou não lembra, este treinador fez parte do time do Bahia campeão brasileiro de 1988 como jogador e o ano passado dirigiu time da Desportiva na conquista da segunda divisão do campeonato baiano, Railson sobral, mais uma vez, assumirá a preparação física. Com certo esforço o presidente do clube, o Deputado Roberto Carlos manteve boa parte do elenco do ano passado a exemplo do centro avante Clodoaldo, dos meio campistas Capone e André Cabeça, além do coringa Neném e do goleiro Vinicius. Guanair Atanásio será o treinado dos juniores, Ambrósio Rodrigues é o supervisor de futebol do Clube, enquanto que Sérgio Fernandes continua na função de gerente de futebol. No que concerne ao auxiliar técnico, houve uma intenção de Paulo Sales em trazer um profissional de sua confiança, enquanto que a diretoria do clube prefere alguém da região, só que esse assunto não é manifestado publicamente, vamos aguardar.
Pelo lado do Juazeiro social Clube, continua na indefinição, pois o presidente eleito, Antonio Barbosa e o atual Eládio dourado Junior, que deixará o cargo no próximo dia 31, não estão conseguindo fazer uma transição pacifica, fato este que poderá prejudicar a equipe no inicio do campeonato baiano do ano que vem, na medida em que as contratações precisam ser feitas no sentido de realizar a pré temporada, evidentemente, não cabe de nossa parte, mencionar quem está certo ou quem está errado, nos cabe apenas, noticiar a situação de momento. Um exemplo claro de algo que poderá, ou não, gerar polêmica no futuro é a presença de Luis Carlos Wink, nos últimos dias na cidade de Juazeiro, em função de ter sido contratado pelo atual presidente para ser treinador do time em 2012. Aí vem a pergunta: Antonio Barbosa , quando assumir em 1º de Janeiro, será obrigado a continuar com ele? Vamos aguardar. O Juazeiro social Clube estréia no dia 18 de janeiro contra o Bahia de Feira de Santana, atual campeão baiano, no estádio Adauto Morais. A sociedade Desportiva Juazeirense, no mesmo dia, jogará contra o Fluminense de Feira , no estádio Jóia da Princesa.


 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *