Prefeitura de Petrolina capacita servidores públicos para o uso do Sistema de Software Livre

Com o objetivo de ter mais segurança com o sistema operacional e reduzir os custos referentes à área de informática, a Prefeitura Municipal de Petrolina, através da Secretaria de Administração, em parceria com a Escola de Formação do Servidor Público, está realizando  a capacitação dos servidores municipais sobre o uso de Processadores e Servidor Linux.

O Linux é um sistema operacional, mais conhecido como software livre, que pode formar um ambiente moderno, seguro e estável para desktops, servidores e sistemas embarcados. Além disso, é distribuído gratuitamente e não requer pagamento de licença para sua utilização. E dentre as suas características estão: a redistribuição livre, o uso do código-fonte, a possibilidade de fazer trabalhos derivados, a integridade da linguagem informática do autor, a licença não deve ser restrito ao produto, dentre outras.

“A nossa intenção é mudar também os nossos servidores para o software não proprietário, para que tenhamos mais autonomia e com ele possamos montar o nosso servidor de internet Linux para termos mais segurança”, declarou a Coordenadora do Núcleo de Tecnologia da Informação da Prefeitura Municipal de Petrolina, Simone Araújo.

O curso que está acontecendo na Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina (Facape) será realizado em etapa única, e conta participação de 27 servidores municipais da Prefeitura de Petrolina, os quais trabalham na área de tecnologia, além de estudantes da Facape.

A Secretária de Administração, Andréia Gomes, pontuou a importância da participação dos servidores no curso. “O treinamento fornece ferramentas importantíssimas para o desenvolvimento das habilidades necessárias para termos um núcleo de tecnologia da informação muito mais capacitado ao uso do processador Linux. Temos uma turma jovem, cheia de garra, competente e incansável na busca do conhecimento. Nós, usuários, seja de forma direta ou não, só temos a ganhar com esta qualificação, que traz segurança e confiabilidade no manuseio das informações”, salientou.

A capacitação dos servidores municipais da Prefeitura de Petrolina sobre o uso de Processadores e Servidores Linux tem a carga horária de 40 horas/aula e terminará na próxima sexta-feira (09).

(Emaísa Lima – Ascom Petrolina)

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *