Passageiros das barquinhas recebem orientações no Dia Mundial de Luta contra AIDS

A AIDS em Juazeiro teve um acréscimo de 12% do ano passado para este ano (2011), segundo dados do Sistema Nacional de Agravos – SINAN. Preocupada com esta realidade, a Secretaria da Saúde de Juazeiro, através da equipe do Núcleo e da Atenção Básica, realizou várias atividades educativas no Dia Mundial de Luta contra AIDS, lembrado nesta quinta-feira (01) em todo o país.

Quem recebeu informações sobre prevenção das Doenças Sexualmente Transmissíveis foram os passageiros das barquinhas que circularam de Juazeiro a Petrolina, através da distribuição de panfletos e preservativos, além de palestras educativas e lúdicas. “Adorei a maneira alegre que os profissionais resolveram chamar nossa atenção. É isso ai, a AiDS é uma doença grave e pode ser evitada. Eu sempre me previno”, disse o ambulante Francisco de Assis, 50 anos.

Na opinião do aposentado Edes Ferreira, 68 anos, o alerta é necessário já que muitas pessoas ainda brincam e não se cuidam. “Eu sempre me cuidei com minha esposa, por isso temos filhos sadios e uma vida saudável”, afirmou.

“Hoje em dia só pega AIDS quem quer, pois as informações circulam a todo tempo por ai, além da Secretaria da Saúde que sempre estar alertando as pessoas sobre a prevenção da doença”, observou Luzia do Nascimento, 40 anos.

O evento é uma forma de conscientizar as pessoas sobre o problema e informar sobre a prevenção, diagnóstico, acesso aos medicamentos e tratamento em Juazeiro, informou a supervisora do Núcleo DST/AIDS, Zilene Freitas. “As orientações existem desde os postos de saúde, onde os profissionais já estão preparados e treinados para receberem os usuários com palestras e realizarem o aconselhamento aos pacientes, além de encaminhar ao CIDHA, caso necessário”, destacou.

O Centro de Informações de DST, HIV e AIDS do município (CIDHA) presta atendimentos especializados, testagem de sorologia (HIV, sífilis e hepatites virais), teste rápido com resultado em 20 minutos e acolhimento aos usuários de Juazeiro, Petrolina e de municípios da Macrorregião Norte da Bahia. “Quanto mais rápido o diagnóstico, mais fácil o tratamento e a recuperação”, acrescentou Zilene Freitas.

Segundo a supervisora, a incidência da doença tem aumentado, principalmente nos jovens. “A razão entre os sexos diminuiu. Antes para cada 20 casos de AIDS em homens, um acontecia em mulher, mas nos dias atuais para cada 3 homens infectados existe uma mulher”, registrou. A maior taxa de incidência, conforme Zilene, encontra-se na faixa-etária de 20 a 34 anos.

O Centro funciona das 8h às 14h (horário de verão) no Centro Saúde III, Orla, bairro Angari e atende através de uma equipe multiprofisisonal formada por dentista, enfermeiro, técnico de enfermagem, psicólogo, infectologista e assistente social.

Em 2010, o município registrou 34 casos de AIDS e até 28 de novembro deste ano, já são 40 confirmações da doença. De acordo com o Boletim Informativo do Programa Municipal de DST/HIV/AIDS e Hepatites Virais, o primeiro caso da doença foi notificado em 1987, desde então, até junho de 2011 o SINAN já tem registrado 509 casos em adultos, sendo 330 residentes no município e 179 de outras cidades. Destes, 185 recebem tratamento e são acompanhados, como também 2 crianças com AIDS e 8 crianças expostas ao HIV.

Próximas ações do Núcleo DST/AIDS

Durante todo o mês de dezembro as ações de Promoção, Prevenção e Diagnóstico continuarão sendo promovidas em pontos estratégicos da cidade. De 05 a 08 de dezembro, acontece a Campanha de Mobilização com o teste rápido para HIV-TRD, no Centro de Saúde III, Angari, das 9h às 17h (horário de verão).

No dia 13 de dezembro, é a vez dos caminhoneiros, produtores e comerciantes do Mercado Produtor de Juazeiro recebem as informações de alerta para as DST. O evento “Fique Sabendo” vai ser promovido no Entreposto Comercial, das 9h às 17h (horário de verão) com a oferta do teste rápido.

(Vânia Castro – Ascom Juazeiro/Foto)

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *