Mutirão de saúde bucal acontecerá neste sábado no bairro Santa Luzia

A Secretaria Municipal de Saúde de Petrolina (SMS) realizará, na manhã deste sábado (26), na Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Santa Luzia, mais um evento do projeto “Mutirão do primeiro molar permanente”. A iniciativa nasceu da preocupação da Prefeitura Municipal com o grande número de perdas do primeiro molar permanente em idade cada vez mais precoce e tem como objetivo orientar as crianças e seus responsáveis sobre como realizar a correta higienização bucal, para evitar a cárie e a possível perda do dente.

O mutirão é fruto de um grupo de estudo, criado em janeiro de 2011, para discutir os problemas da saúde bucal diagnosticados com mais frequência nas UBS do distrito de Rajada, Perímetro Irrigado C1, que já receberam o mutirão, e também nos bairros Santa Luzia, Jardim Maravilha, Cohab IV, onde serão realizados os próximos eventos. “Um dos problemas detectados nessas discussões foi a constatação do grande número de perdas do primeiro molar cada vez mais cedo”, explicou a coordenadora de saúde bucal da SMS, Fabyanna Diniz.

Mas o fato que gera preocupação serviu de motivação para o desenvolvimento do projeto idealizado para mudar essa realidade. “O mutirão visa atender um número significativo de crianças com necessidades de avaliação e atendimento odontológico cuja demanda ficaria comprometida no atendimento normal da Unidade. O cuidado com a saúde bucal da criança é fundamental para evitar que, no futuro, por exemplo, aconteça a perda de elementos dentários”, completou a coordenadora, ressaltando que esse cuidado inicia com uma simples orientação sobre a escovação dentária correta.

O evento conta com a participação de cinco cirurgiões-dentistas. Além de orientar sobre o cuidado com o primeiro molar, os profissionais realizarão palestras educativas para as crianças e os seus familiares, escovação supervisionada, aplicação de flúor e avaliação bucal de todas as crianças.

(Eneida Trindade – Ascom Petrolina)

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *