Direto de Brasília

Prefeito Julio Lossio e Secretária de Saúde participam do lançamento dos programas S.O.S Emergências e Melhor em Casa

O prefeito de Petrolina, Julio Lossio e a Secretária de Saúde, Lúcia Giesta, participaram ontem (08), em Brasília, do lançamento da ação estratégica S.O.S Emergências e do programa Melhor em Casa, que pretendem qualificar o atendimento nas urgências dos hospitais do Sistema Único de Saúde (SUS), assim como oferecer atendimento domiciliar à população. A cerimônia contou com a participação da Presidente da República, Dilma Rousseff e do Ministro da Saúde, Alexandre Padilha. O convite para participar do evento que aconteceu no Palácio do Planalto, foi feito pelo Ministério da Saúde.

De acordo com o que foi apresentado no lançamento, o programa Melhor em Casa será direcionado para idosos, pessoas com necessidade de reabilitação motora, pacientes crônicos que não estejam em situação grave ou para pessoas em situação pós-cirúrgica, que irão receber gratuitamente, em suas residências, assistência de uma equipe multiprofissional. A iniciativa será executada em parceria juntamente com estados e municípios e estará articulado com as Redes de Atenção à Saúde. Entre os profissionais que farão parte da equipe estão médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e fisioterapeuta.
Para o prefeito Julio Lossio, a implantação do programa significa um avanço para os serviços de saúde do SUS. “Essa é uma ação que vem para melhorar os serviços disponibilizados atualmente aos usuários do SUS. Poder disponibilizar o trabalho de uma equipe multiprofissional, oferecendo assistência médica em casa, onde o paciente terá mais conforto e poderá contar com o apoio integral da família, sem dúvida é um avanço. Sobretudo, é uma medida que irá evitar a superlotação de leitos nos hospitais, é um passo muito importante que está sendo dado e que trará muitos benefícios”, avaliou o prefeito Julio Lossio.

S.O.S Emergências – Também lançado ontem (08), o programa S.O.S Emergências pretende promover o enfrentamento das necessidades essenciais de 11 hospitais de grande porte, considerados como unidades de referência regionais. Nesse contexto, estão incluídos a melhoria na gestão, a qualificação e ampliação do acesso aos usuários em situação de urgência, a redução do tempo de espera, além de garantir atendimento rápido, humanizado e com acolhimento. Entre as unidades selecionadas, em Pernambuco está o Hospital da Restauração, em Recife, que assim como os outros 10 hospitais, irá receber do Ministério da Saúde um incentivo anual de R$ 3,6 milhões que será aplicado na ampliação e qualificação da assistência nos prontos-socorros.

(Taisa Alencar – Ascom Petrolina)

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *