DIRETO DE CASA NOVA

ÁGUA PRA TODOS CHEGA AO MUNICÍPIO

blogqspaguaNa zona rural do município de Casa Nova, semiárido baiano, escolas, postos de saúde e cerca de 1,3 mil famílias terão condições de assegurar acesso a água para consumo humano nos períodos de estiagem prolongada.

Segue em ritmo acelerado a execução, pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), das ações do programa Água para Todos, coordenado pelo Ministério da Integração Nacional e executado pela Codevasf em sua área de atuação.

Além das 1,3 mil famílias aprovadas de acordo com os critérios do programa – como os de viver em comunidade rural dispersa, ter carência de acesso a água e estar inscrita no Cadastro Único de Programas Sociais do governo (CadÚnico) – 53 prédios públicos, como escolas municipais rurais e postos de saúde, foram validados para receber as cisternas de consumo humano, que têm capacidade para até 16 mil litros de água.

Até agora, segundo levantamento feito pela 6ª superintendência regional da Codevasf, localizada em Juazeiro (BA), 102 famílias tiveram cisternas instaladas nas comunidades rurais de Recreio, Recreio II e Poço de Pedra. E outras instalações seguem acontecendo.

No distrito de Riacho do Sobrado, onde mora o agricultor Hugo Antônio Gomes de Araújo, a esposa Maria Cícera Rodrigues e três filhos pequenos, a cisterna já possui água para consumo da família. Cícera conta que “já deu três chuvadas aqui na região, e nós conseguimos juntar uma água para nosso uso”.

Ela comemora a instalação do equipamento. “Nossa vida melhorou muito. Agora meus meninos não vão mais ficar doentes por causa do tipo de água que a gente usava aqui”. A família pratica a agricultura de subsistência e reforça o orçamento com os trabalhos em serviços gerais feitos pelo marido.

Já a agricultora Misleide Dias de Souza e o marido Iteciano Dias de Souza, que presta serviços para uma empresa agrícola da região de Riacho do Sobrado, também receberam uma cisterna, que ainda está sendo instalada.

“Vai ser muito bom para gente. Já na semana que vem, nossa cisterna vai estar pronta, só esperando chover”, comemora Mislene. Ela participou da capacitação para aprender a usar a cisterna, e está repassando para o marido a maneira correta de usar o equipamento e os cuidados sanitários que eles devem ter com a água acumulada.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *