A Secretaria de Educação e Esportes – SEDUC -, através da Diretoria de Valorização do Professor e Formação Continuada, iniciou nesta terça-feira, 15, a entrega nas escolas do novo livro didático, que será utilizado em sala de aula com turmas do 4º e 5º ano.
A primeira a receber os livros foi a Escola Municipal de Tempo Integral – EMTI, localizada no Bairro São Geraldo.
A Diretora de Valorização do Professor e Formação Continuada, Carliane de Oliveira, foi pessoalmente fazer a entrega dos livros, acompanhada de uma das autoras, a pedagoga Edneusa Ferreira. “É importante que a gente apresente o livro, apresente a autora. Queremos ter uma proximidade com o aluno, para que ele se sinta parte do contexto”, explicou a Diretora.
A professora de História do 4º ano, Mariney Ferreira dos Santos Brandão, foi chamada pelo aluno Elvisson para ver, no livro, a vegetação do semiárido. “Ele reconheceu o Mandacaru e lembrou que conversamos sobre a vegetação no semiárido. O livro será muito importante, porque vai aumentar o nosso conhecimento sobre o semiárido. Tanto o aluno, quanto o professor.”, afirmou.
Com o título Conhecendo o Semiárido, o livro dará suporte para que a educação contextualizada possa ser empregada corretamente e a escola foi a primeira a receber justamente por já estar trabalhando com essa novidade. A Coordenadora Pedagógica, Lilían Maria Leal, explicou que trabalham com o tema “Convivendo com o semiárido, reconhecendo meu lugar no mundo” e acredita que o livro vai ajudar a desconstruir aquilo que já foi construído nos professores e alunos. “Primeiro que desmitifica essa ideia de que aqui no semiárido só há seca. O livro, com esse colorido, com esse olhar diferente, vai possibilitar ao aluno perceber-se pertencente a esse lugar”, concluiu.
