OS GOLPISTAS DE 64 E OS HERÓIS DA LIBERDADE

Otoniel Gondim

blogqsp_osgolpistas de 64*** Um texto dedicado a nossa imprensa livre: Geraldo José, Adalberto Mariano, Farnésio, Carlos Brito, Sibelle Fonseca, Sueli Borges , Valtermário Pimentel e Zé Brocoió.

 O porquê de existirem seres humanos desumanos? Ah, saudoso leitor, não os faltam motivos. A inveja, a cobiça, a maldade,a escrotice de nascimentp e, o pior deles, a ganância pelo dinheiro e o poder para o que puder e quiser fazer. Taí, um caminho limpo e sujo para as diversas atrocidades. No campo político, uma ‘’ febre bubônica”. Nesse esteio, o prato cheio da Ditadura Militar e Civil, viu. É preciso, voraz amigo das letras, que entendamos, porém sem a menor obrigação de perdoá-los, os militares. Afinal, os ‘’ coitadinhos da mamãe”” passam por lavagens cerebrais e exercícios de todas as espécies : físicos, bélicos, emocionais e mentais. No Golpe de 64, muitos afoitaram-se virando espécimes humanas a seguirem à risca as hierarquias os postos dos medalhões no peito.

Caminho limpo para proezas hostis e criminosas contra os Direitos Humanos. A Ditadura militar, por razões óbvias e satânicas de desumanidades, criou leis duras, decretos duros, ordens duras, linha dura contra pessoas cujo único defeito era quererem o bem , o viver bem, a boa camaradagem, o bom companheirismo. O leitor tem estõmago para lembrar algumas delas? Pois , tome: calar vozes, invadir espíritos e pensamentos, cercear manifestos e mobilidades, censurar tudo e a todos, acorrentar, torturar e, puft!, matar!

Leitor estupefato, essas são apenas algumas das ‘’ pérolas negras ‘’, artimanhadas pelas Forças Armadas ( nunquinha que Amadas ) Brasileiras e pelos Comandantes Sanguinários Civis contra o povo. Entenda-se por povo: Os pensadores libertos, os artistas democráticos, os religiosos pró-libertação, os sindicalistas da isonomia, os líderes comunitários e camponeses, as massas operárias, os cineastas, os músicos, os escritores e todos os que SONHAVAM O SONHO DA LIBERDADE, do humanismo, do poder cívico igualitário, do livre-arbítrio, do ir e vir.

Contra o bom senso cristão ou pagão do pensar, agir, cantar, poetizar , filmar,, legislar, governar, em prol do povo oprimido, a dura ordem do ai, ai, ai, ai,!, diga-se. Prender, torturar, exilar, assassinar. O Golpe Militar de 64 não tem que ser esquecido por tão cruel que o foi.Nas escolas que se estudem, nas ruas que se fofoquem, nos cânticos que se gritem.

Os responsáveis, o meu queridíssimo leitor não se engane, não foram somente os Generais à La Médice. Também os políticos civis à La ACM e Sarney. Juntos, um bélico time do inferno do cão. Hoje ainda há resquícios, mas, diminuído. No final, a arbitrariedade, a safadeza golpista, o poder maléfico estatal-civil foi vencido. Pudera : Como calar para sempre um Paulo Freire, Milton Santos, D. Hélder Câmara, D. José Rodrigues, D. Pedro Casaldáliga, Glauber Rocha, Waldir Pires, Chico Pinto, Darcy Ribeiro, Ferreira Gullar, Caetano, Gil, Chico Buarque, Miguel Arraes, Brizola, Dilma, Lula e tantos outros santos apocalípticos da liberdade e das lutas políticas democráticas, sociais , fraternais e culturais?

A todos esses heróis das resistências , pedirei a todo o sempre a benção.

Leitor, chego que chego…que tal Juazeiro no contexto disso tudo? Pois é que é, na história da nossa cidade tivemos baluartes ilustres que travaram durante a vida uma incessante luta pelos Direitos Humanos. Refiro-me aos heróis : Saul Rosas, Prof. Chico Romão, Dr. Edílson Monteiro, Dr. Expedito nascimento, Prof. Pedro Raimundo Rego. O legado desses desbravejadores das consciências libertárias-socialistas-culturais estão em legítimos destemidos que, afrontando a atual imbecilidade política dos políticos reinantes, lêem , estudam, dramatizam, escrevem, cantam, filosofam…

SONHANDO O SONHO DA LIBERDADE!!!!

Otoniel Gondim — professor, escritor e compositor.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *