Hospital alegra crianças com palhaços, brinquedos e oração

O Hospital da Criança de Juazeiro comemorou de maneira especial o Dia das Crianças, com oração, atividades educativas e lúdicas, brincadeiras, música, distribuição de brindes e lanches. A festa teve inicio na última terça-feira (11) com a parceria da 1º Igreja Evangélica Congregacional do município. O grupo comandado pelos coordenadores da Capelania Hospitalar “Projeto Mão Amiga”, José Maria Brito e Cristiane Soares, animou os pacientes e os familiares com apresentação de fantoches, palhaços e momento de reflexão e fé.

Para a doméstica. Ediene Santos da Costa, 29 anos, que estava com a filha de 1 ano e 5 meses em observação na unidade, a recepção foi uma surpresa muito boa. “Minha filha foi bem atendida e ainda teve motivos a mais para sorrir com os palhaços e as brincadeiras. Assim é normal que ela se recupere logo, pois a alegria também é um santo remédio”, disse satisfeita.

Na quarta-feira (12), os festejos continuaram com a participação de estudantes da UNEB e da professora e coordenadora do projeto “Práticas Lúdicoeducativas em Ambiente Hospitalar”, Antoneide Silva. Durante todo o dia, as crianças e acompanhantes se reuniram na área de lazer da unidade hospitalar, onde participaram de cantigas de rodas e jogos.

“Amei tudo. Meu filho de 11 meses está internado e este momento ajuda a melhorar a saúde. As enfermeiras são ótimas, a alimentação também e não falta medicamento”, assegurou a dona de casa Glicia de Souza, 31 anos.

O hospital está sempre realizando ações que confortam e alegram o ambiente e os pacientes, falou a coordenadora da unidade, Regina Célia Martins. “Há 5 anos que a Igreja Congregacional faz este trabalho em várias instituições e não poderíamos deixar de ser parceiros. O projeto da UNEB também já é antigo e mostra resultados positivos. A oração e a música animam e fortalecem, além de levar tranqüilidade para os pais ou responsáveis”, frisou.

“As pessoas normalmente ficam tristes em hospitais e é necessário dar um pouco de alegria. Em pleno Dia das Crianças é importante também levar mensagens positivas e de fé, além de animar a garotada. É comprovado que a alegria ajuda no tratamento e recuperação dos pacientes”, afirmou Cristiane Soares, da Capelania Hospitalar.

A coordenadora do projeto “Práticas Lúdicoeducativas em Ambiente Hospitalar”, da UNEB, Antoneide Silva, esclarece que o objetivo do trabalho é proporcionar a criança e a família um ambiente hospitalar mais interativo, humano, lúdico e prazeroso, através de atividades educativas.

“É normal vivenciar momentos de preocupação nos hospitais, devido ao uso de remédios, realização de exames, mas esta ação acaba interagindo todos, desde os médicos, enfermeiros, enfim, a equipe de profissionais da unidade com os usuários. Isso é muito bom para as crianças que devido ao internamento estão temporariamente afastadas das escolas e das famílias”, enfatizou.

O evento contou com a doação de brinquedos dos alunos da Univasf, funcionários e comunidade em geral. O objetivo foi dar um dia diferente para as todas as crianças internadas e em atendimento ambulatorial.(Vânia Castro – Ascom Juazeiro) 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *