DIRETO DE BELÉM DO SÃO FRANCISCO

PRIMEIRO CUBANO A ABANDONAR O “PROGRAMA MAIS MÉDICO” NO BRASIL TRABALHAVA EM BELÉM

Izaurino Brasil

O Programa Mais Médicos, do Governo Federal, registrou seu primeiro caso de deserção há cerca de 45 dias atrás, quando o médico cubano Luiz Henrique Marzo Ferrera abandonou, a cidade pernambucana de Belém do São do Francisco, onde prestava atendimento desde novembro do ano passado. A informação foi confirmada nesta terça-feira (11) pela secretária municipal de Saúde, Diliane de Sá Feitosa.
Há época, Jornal Online GAZZETA DO SERTÃO foi informado de que o médico havia retornado à Cuba, quando na realidade o mesmo teria desertado para aos Estados Unidos.

Dr. Luiz quando concedia entrevista ao Jornal da 104 apresentado por Izaurino Brasil

Chegamos a entrevistar o Dr. Luiz, quando de sua chegada a Belém do São Francisco juntamente com a Drª. Lourdes e o brasileiro Drº Francisco, os dois últimos, juntamente com o Dr. Jesus e a Drª Maite, já estão trabalhando, Drº Francisco e o Drº Jesus, ambos no PSF da Beira do Rio, as doutoras Lourdes e Maite, no prédio onde funciona o SESPE.

Com este caso, juntando-se aos dois cubanos que nos últimos dias abandonaram o programa, sobe para três as desistências, a cubana Ramona Matos Rodrigues pediu abrigo na liderança do DEM na Câmara Federal depois de fugir da cidade de Pacajá, no Pará. Ontem (10) foi a vez do cubano Ortelio Jaime Guerra anunciar, por meio de uma rede social, que saiu do programa e buscou abrigo nos Estados Unidos “por questões de segurança”.

Dr. Luiz (ao centro) com o prefeito Gustavo Caribé (direita) e a Secretária de Saúde, Diliane (esquerda), momentos após sua chegada a Belém do São Francisco

De acordo com a secretária Diliane, Dr. Luiz Henrique não chegou a atuar no atendimento à população, pois aguardava o registro expedido pelo Conselho Regional de Medicina o autorizando a exercer a prática da Medicina em solo brasileiro.

A administração municipal não soube informar, entretanto, que medidas serão adotadas a partir de então.No entanto, antes de sua partida nós conversamos com o Dr. Luiz,ele nos dizia naquele momento que estava gostando da cidade onde já tinha conquistado alguns amigos, porém sentimos que faltava algo, não comentamos pra ele o que estavamos pensando. 
(Escrito por Izaurino Brasil)

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *