Sobre Campos, automóveis e “insinuações descabidas”

Do blog de Josias de Souza

A assessoria de Comunicação do governador pernambucano Eduardo Campos divulgou nota sobre notícia veiculada pela Folha e ecoada aqui. O texto anota que a locação de veículos para o escritório de Pernambuco em Brasília seguiu “à risca o ordenamento jurídico do país”.

Sediada na periferia de Brasília, a empresa contratada tem como sócia uma filiada do PSB, partido presidido por Eduardo. A referida socia é filha de um ex-motorista do governador, hoje empregado no gabinete da mãe dele, a deputada Ana Arraes.

Mas o governo de Pernambuco, diz a nota, desconsidera na celebração de seus contratos as “convicções partidárias, religiosas ou de qualquer outra natureza”.Operam no mercado brasiliense todas as maiores e mais bem aparelhadas empresas de locação de automóveis do Brasil.

A despeito disso, o governo de Eduardo contratou uma firma assentada nos fundões do Distrito Federal, em sala fechada, sem site na web nem telefone na lista. A nota explica: “Ofereceu o menor lance no pregão nº 34/2009, tendo apresentado todas as certidões de regularidade exigidas pela legislação.”

Assim, a assessoria do governador “repudia insinuações manifestamente descabidas” que o caso suscitou. De fato, diante de tão elucidativas explicações oficiais, as insinuações, mais do que descabidas, tornam-se injustas.

Está-se diante de um desses casos em que um conjunto de coincidências conspira contra a imagem de um governador que vende a imagem de gestor moderno. A empresa é desconhecida, a dona é do partido do contratante, filha do ex-motorista do governador, hoje empregado no gabinete da mãe dele.

A imprensa não sensacionalista concluirá: estamos diante de acasos que conduzem a mal-entendidos. Só os analistas maliciosos enxergariam na cena ingredientes capazes de converter um governador exemplar num gestor, digamos, descuidado.

– Aqui, notícia que inclui a íntegra da nota do governo de Pernambuco.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *