SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E EVENTOS FAZ BALANÇO SOBRE AÇÕES DE 2013

blogqspmonumentointegraçãopet1Petrolina apresenta uma elevada movimentação e desenvolvimento econômico, tendo grande relevância para a economia do Sertão do São Francisco, para o estado de Pernambuco e também para o Brasil. Gerenciar, elaborar pesquisas, planejar e promover ações para melhor conduzir os avanços socioeconômicos da cidade tem sido a missão da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Eventos de Petrolina, que divulga aqui um balanço das ações realizadas no ano de 2013.

O secretário da pasta, Jorge Assunção, que assumiu a secretaria em janeiro deste ano, avalia positivamente o trabalho da unidade, mas reconhece que ainda há muito o que fazer pelo município. “Realizamos ações importantes e demos passos necessários para promover a economia de Petrolina.

Mas a cidade cresce num ritmo acelerado, atraindo novos empreendimentos, criando novos nichos de trabalho, lançando centenas de profissionais qualificados no mercado. Isso exige de nós, enquanto gestores, que estejamos sempre nos desafiando em fazer mais e melhor”, afirmou.

Neste ano, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Eventos efetuou, em parceria com outros órgãos, ações direcionadas ao mercado informal, como a capacitação de vendedores ambulantes das ruas de Petrolina, o cadastro de todos os peixeiros da cidade nas feiras-livres, entre outras classes, visando melhorar a qualidade nos alimentos oferecidos à população, além de orientar os comerciantes sobre como gerir melhor os seus negócios.

No mercado formal, a secretaria teve êxito na criação de um Banco de Dados de empreendedores individuais por atividade econômica. Constatou-se que a cidade de Petrolina possui hoje cerca de 3.850 empreendedores. Mas a maior conquista na área foi, sem dúvida, a implantação da Lei Geral da Micro e Pequena Empresa no município, que garante benefícios consideráveis para pequenos empreendedores, como a desburocratização e agilidade nos serviços de abertura, fechamento e alterações cadastrais da unidade comercial.

O resultado destas ações se reflete nos números. De acordo com o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), de janeiro até dezembro de 2013, Petrolina terá 41.215 empregos formais. No mês de junho, a cidade de Petrolina foi à primeira colocada do ranking, com o saldo positivo de 2.039 empregos com carteira assinada, a frente de cidades como Ipojuca (com 1.562 empregos), Recife (com 1086).

Pesquisas possibilitam ações direcionadas

A gerente de Economia, Amanda Alencar, ressaltou também o trabalho de Estudos e Pesquisas desempenhados pela secretaria. “Entendemos o papel da secretaria como mediadora entre a sociedade e as instituições comerciais. As pesquisas econômicas são essenciais para que possamos elaborar ações mais direcionadas”, destacou. De acordo com a gerente, nesse segmento um dos trabalhos mais relevantes foi o Estudo de viabilidade para a transformação do Aeroporto Nilo Coelho em um Aeroporto Industrial, ação promissora para os próximos anos.

A participação de representantes do município em encontros e fóruns internacionais deu visibilidade às ações desenvolvidas em Petrolina, bem como serviram de base para o município planejar novas ações de desenvolvimento para a cidade, como ocorreu no Fórum Mundial de Desenvolvimento Local realizado em Foz do Iguaçu, e também na visita ao Ministério de Indústria e Comércio, em Brasília, na qual possibilitou a inclusão do município no calendário de eventos destes ministérios para o ano de 2014.

Festejos que movimentam a economia

A realização e eventos festivos em Petrolina tem a função de movimentar a economia local, tanto no setor de produtos (comércio em geral) como no de serviços (táxis, moto-táxis, hotéis, aeroportos, etc.). Eventos como o Carnaval, Desfiles Cívicos, e especialmente o São João, injetaram milhões na economia local. Somente o estudo socioeconômico do São João apontou a movimentação de mais de R$ 39 milhões, somente no mês de Junho de 2013.

Para finalizar o ano, a Secretaria prepara agora a festa de Réveillon, que deve acontecer na Orla da cidade, na virada do ano, onde acontecerá a maior queima de fogos da cidade, com um belo show pirotécnico de 15 minutos, além de apresentações musicais como Alan Cleber e Banda, e Ítalo e Maciel.

Texto: Ricardo Alves

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *