DEPUTADO É FAVORÁVEL AO PROJETO SOBRE NOVAS NORMAS DE USO DE EQUIPAMENTOS DE SEGURANÇA PARA MOTOCICLISTAS

blogqspluiz-de-deusO deputado Luiz de Deus (DEM/BA) apresentou parecer favorável sobre o projeto de lei nº 1.171/2011, do qual é relator, durante reunião da Comissão de Constituição e Justiça e Cidadania (CCJC), realizada nesta terça-feira (10).

Para o parlamentar baiano, o projeto de autoria do deputado Fernando Ferro (PT/PE), que estabelece o uso obrigatório de equipamentos de proteção para motociclistas é constitucional, mas não aprofunda a discussão ao deixar de citar, por exemplo, o número de acidentados inválidos, que geram altos custos ao Estado.

O projeto pretende alterar a Lei nº 9.503, de 23 de setembro de 1997, que institui o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) para dispor sobre a obrigatoriedade de utilização de novos equipamentos de proteção para motociclistas, como joelheiras, cotoveleiras, botas e coletes, que devem passar a ser vendidos junto com o veículo, sendo o fabricante responsável pelo custeio.

Apesar do parecer favorável, Luiz de Deus acredita que a análise da matéria não deve ficar restrita a sua juridicidade e normas técnicas. Para o parlamentar, há de se levar em conta, por exemplo, o número de pacientes que passam por longos tratamentos e até são afastados do trabalho por conta de acidentes de trânsito. “Não é só a morte que deve ser levada em conta, mas também os acidentados que ficam incapacitados de trabalhar. Isso é custo para a Saúde e para Estado”, disse o democrata.

Com relação à questão econômica, o parlamentar disse que não será problema para o fabricante, uma vez que os valores dos novos acessórios serão embutidos no valor final da motocicleta. Mas frisou que, mais importante que isso, é o valor de uma vida.

Fonte: ASCOM deputado Luiz Deus (DEM)

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *