SAÚDE DE JUAZEIRO EVOLUI DA ATENÇÃO BÁSICA A URGÊNCIA

blogqspconsultasDe 2009 a 2013, a Prefeitura de Juazeiro melhorou o acesso da população aos serviços, qualificou os atendimentos e inaugurou novas unidades, todas dentro dos padrões exigidos pelo Ministério da Saúde, tendo com isso conquistado o reconhecimento do Governo Federal em 2012 pelo bom acesso dos usuários e qualidade dos atendimentos com o Índice de Desempenho do SUS (IDSUS) e ano passado, os selos Unicef e Prefeito Amigo da Criança (Abrinq) pelos bons serviços prestados as crianças e adolescentes da cidade.

As mulheres e os bebês do município desde 2010 têm a disposição um atendimento humanizado e diferenciado realizado pela equipe da Maternidade Municipal, as crianças de Juazeiro ganharam em 2011 o Hospital da Criança e a rede de urgência foi reestruturada também com a inauguração da primeira UPA/24 horas do Vale do São Francisco, ano passado.

Na área especializada novos serviços foram trazidos ao município com a inauguração do Centro de Especialidades Médicas em 2010. A unidade funciona hoje com 26 especialidades médicas, inclusive com atendimento na área de Pneumologia, antes inexistente.

Foi implantado ainda na unidade mais seis novos serviços: ambulatório para prevenção e tratamento do pé diabético (procedimento utilizado em pacientes portadores de diabetes), atenção especial à Saúde do Homem, serviço de referência de Atenção à Saúde do Idoso, controle de câncer do colo do útero, pequenas cirurgias e a Clínica da Dor com a oferta de tratamento de acupuntura e RPG.

Na Atenção Básica 17 Unidades Básicas de Saúde (UBS) foram reformadas, destas três ampliadas no interior (Poções, Jatobá e Pinhões) e das 20 novas UBS garantidas para serem construídas em Juazeiro, seis já foram inauguradas com estrutura adequada e dentro dos padrões exigidos pelo Ministério da Saúde: duas no interior, em Maniçoba e no Mandacaru, e quatro na sede: Parque Residencial, Dom Tomaz, Itaberaba e Alagadiço.

A novidade lançada pela atual gestão é o funcionamento 24 horas da Unidade de Maniçoba, que possui plantão de enfermagem disponível para os usuários das 19h às 7h, de segunda-feira a domingo.

Com o Programa Mais Saúde, as Unidades Básicas de Saúde do João Paulo II e Argemiro possuem atendimento até às 22h, o mutirão de exames das consultas oftalmológicas já foi iniciado no campos da Univasf em Juazeiro, a marcação de consultas já está informatizada garantindo mais agilidade nos atendimentos e através de Convênio com a Univasf, 22 médicos residentes estão oferecendo seus serviços nos postos de saúde.

Com a implantação da Rede Cegonha, através do Mais Saúde, o município já recebeu um Centro de Parto Normal com dez leitos PPP e já tem garantido 11 leitos para gestação de alto risco, 10 leitos para Unidade de Cuidados Intermediários (UCI), 10 leitos de Unidade Neonatal de Cuidados Intensivos (UTI) e 10 leitos do projeto Canguru.

O Programa Mais Saúde trará ainda mais ações para a rede municipal, aumentando os serviços, ampliando os atendimentos, melhorando a estrutura e contratando mais profissionais, dentre eles, mais médicos.

O titular da pasta lembrou que novas estratégias serão implantadas para que a situação da assistência oferecida aos usuários evolua e continue avançado. “É necessário tirar a saúde de Juazeiro do atraso vivido há mais de 10 anos. Hoje o município já é reconhecido pelo Ministério da Saúde, com o IDSUS, reduziu a mortalidade infantil, conquistou os selos Unicef e Abrinq, está longe de uma epidemia de dengue, qualifica seus profissionais, melhorou os atendimentos no Tratamento Fora Domicilio, ganhou novas ambulâncias, ampliou a unidade do SAMU, enfim, muitos investimentos ainda estão por vir”, concluiu Cássio Garcia.

Vânia Castro/Assessoria Sesau

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *