O Sindicato dos Servidores do Poder Judiciário de Estado da Bahia (Sinpojud) divulgou uma greve que paralisará as atividades da categoria por 24h nesta segunda-feira (9), em protesto à crise no judiciário baiano.
O objetivo da paralisação é chamar atenção à necessidade de melhorias de estrutura e necessidades de concurso público no setor. Outra reivindicação é a resolução da crise dos cartórios extrajudiciais privatizados que continuam sob administração do Tribunal.
Para a presidente do Sinpojud, Maria José Silva, a situação dos servidores em todo o estado é critica. “Existem servidores que estão trabalhando de graça. Eles substituem, sem receber nada por agregar mais uma função.
Estão sobrecarregados e impedidos de prestar serviço de qualidade à sociedade”, denuncia. Segundo a assessoria da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-BA), o órgão decidirá na reunião do Pleno desta semana se vai aderir ao movimento.
Na capital baiana, haverá concentração em frente a sede da OAB, localizada na Praça da Piedade, com saída em passeata até o Fórum Ruy Barbosa (Nazaré). No interior, as mobilizações acontecem em frente aos fóruns. No dia 9 devem funcionar apenas os serviços do plantão judiciário.