‘COMBATE A AIDS’ FOI TEMA DE PALESTRA PARA MULHERES EM JUAZEIRO

blogqsppalestraDentro da programação dos 16 Dias de Ativismo ‘Pelo Fim da Violência Contra a Mulher’ foi realizada a palestra “Saúde Feminina: Proteja-se da Aids”, no Centro de Saúde III, no bairro Angari em Juazeiro.

A Secretaria de Desenvolvimento e Igualdade Social (SEDIS), em parceria com a Secretaria de Saúde (SESAU), reuniu dezenas de mulheres da comunidade para orientá-las dos mitos que existem sobre o vírus HIV, os sintomas, as formas de contaminação e quais as precauções necessárias para não adquirir a doença.

A palestrante Marinalva Ferreira realizou com o grupo, diversas dinâmicas, que possibilitou um ambiente descontraído para que as participantes se sentissem a vontade e tirassem todas as dúvidas.

De acordo com a coordenadora do Núcleo de DST/HIV/AIDS e Hepatites Virais, Zilene Alves, de 1987 a 2013 foram registrados em Juazeiro 651 casos de pessoas infectadas com o vírus HIV. “Houve um crescimento muito alto no número de mulheres infectadas no país. Pesquisas mostram que nos anos 80 existiam 20 homens para uma mulher infectada, hoje são três homens para uma mulher. Por isso é importante este trabalho que realizamos de orientação”, ressaltou a coordenadora. Zilene informou que os enfermeiros do município foram capacitados para realizarem o teste rápido anti-HIV, que já está disponível em todas as Unidades de Saúde, e qualquer pessoa pode fazer o teste, e em 20 minutos receberá o resultado.

“Além da atividade educativa, a equipe disponibilizou também preservativos, folhetos e realizou o teste rápido anti-HIV para as participantes. É muito importante este trabalho intersetorial, com o envolvimento de outras secretarias, de instituições como a Univasf, Sebrae, Senac, Uneb, que vem apoiando os 16 Dias de Ativismo ‘Pelo Fim da Violência Contra a Mulher’, isso só fortalece a causa”, ressaltou a gerente de Diversidade da SEDIS, Luana Rodrigues.

A dona de casa, Francineide do Nascimento participou da palestra e depois fez o teste rápido anti-HIV/Hepatite B e C e Sífilis. “Adorei a palestra, muita coisa que Marinalva falou sobre a AIDS eu não sabia. Podemos pegar muitas doenças se não nos prevenirmos, temos que tomar vários cuidados e usar sempre camisinha,”, aconselhou Fracineide.

A programação dos 16 Dias de Ativismo ‘Pelo Fim da Violência Contra a Mulher’vai até a próxima semana, e amanhã (04), acontecerá a Oficina de Fotografia, às 8h, no Centro Integrado de Atendimento a Mulher (CIAM).

Por Emanuelle Lustosa/SEDIS

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *