ARMUP ENTREGA AMPLO RELATÓRIO SOBRE A COMPESA AO MINISTÉRIO PÚBLICO

blogqsparmup0Um amplo relatório de vistoria das duas Estações de Tratamento de Água (ETA) da Compesa em Petrolina foi entregue na manhã desta quarta (06), ao Ministério Público de Pernambuco e ao Ministério Público do Trabalho. A ação foi coordenada pela Agencia Reguladora do Município de Petrolina (ARMUP).

O diagnóstico detectou que as estações infringem 06 leis federais, 01 decreto presidencial, 01 lei municipal, 01 portaria ministerial, 05 normas regulamentadoras do Ministério do Trabalho, a ABNT e uma resolução do Conselho Nacional do Meio Ambiente- CONAMA.

No relatório constam informações, registros fotográficos, notas de conformidade e não conformidades jurídicas e técnicas, tratando de questões relativas ao funcionamento das unidades.

“A intenção era realizar uma inspeção que, em algum ponto, poderia precisar de alguma recomendação ou ajuste por parte da empresa; mas foram tantas irregularidades que vamos dividir essa responsabilidade com outros órgãos de fiscalização e controle, a exemplo do Ministério Público”, explica o diretor presidente da Armup, Geraldo Junior.

Durante a fiscalização- que teve a coordenação da bióloga Denise Williane- ficou constatado que a Compesa não realiza avaliações da concentração de compostos orgânicos nocivos à saúde, algo que é exigido pela legislação. Há também outras irregularidades como a disposição do lodo produzido nas Eta’s no aterro sanitário; a falta de uso de equipamentos de proteção Individual(EPI) principalmente os funcionários da casa de química; infração à resolução 237 que trata do licenciamento ambiental das estações de tratamento de água; o uso de extintores fora do prazo de validade; permanência de objetos de uso pessoal (roupas) dentro da casa de química; depósito de sulfato de alumínio sem ventilação conveniente; sulfato de alumínio em solução distante do ponto de aplicação e de frágil controle e inspeção; queimada em área de preservação permanente e no entorno da ETA no distrito industrial.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *