É DISCUTIDA COBRANÇA DO CFO PARA COMERCIANTES DO MERCADO DO PRODUTOR

DSC09288A secretaria de Agricultura, Pecuária de Abastecimento realizou na sede administrativa do Mercado do Produtor de Juazeiro, reunião com representantes da ADAB, CODEVASF e produtores dos perímetros irrigados do município, para tratar do Certificado Fitossanitário de Origem (CFO), que será cobrado dos fruticultores que comercializam no entreposto.

“A nossa preocupação é sobre a qualidade e origem das frutas comercializadas no Mercado. Pretendemos com o apoio técnico da Codevasf e da EBDA visitar as propriedades dos produtores que comercializam aqui, para avaliar e possibilitar a certificação das frutas. Com isso o consumidor final vai ter a garantia que a fruta consumida é de boa qualidade”, observou o secretário Jorge Cerqueira.

De acordo com a Instrução Normativa nº. 55 de 04 de dezembro de 2007 da Secretaria de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – MAPA, o Certificado Fitossanitário de Origem – CFO e o Certificado Fitossanitário de Origem Consolidado – CFOC são os documentos emitidos por profissionais autônomos habilitados pelas Agências de Defesa Agropecuária para atestar a condição fitossanitária na origem para partida de plantas, parte de vegetais ou produtos de origem vegetal.Além de atestar a qualidade fitossanitária na origem das cargas de produtos vegetais, os certificados serão necessários para o trânsito de produtos potenciais veiculadores de pragas quarentenárias presentes (A2) e não quarentenárias regulamentadas e, no atendimento de exigências específicas de certificação para o mercado interno e externo.

Ao final do encontro ficou definido que as instituições irão se reunir para discutir a viabilização de uma assistência técnica para os produtores. Em seguida será estabelecido um prazo para a cobrança do Certificado Fitossanitário de Origem (CFO).

Lene Radina – Assessoria de Comunicação / Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *