EMOÇÃO PAUTOU HOMENAGEM A EX-VEREADORES NA CÂMARA DE JUAZEIRO

Pedro Filho na Tribuna
Pedro Filho na Tribuna

Em uma sessão onde prevaleceu a emoção e foi marcada pelas lágrimas dos homenageados e do Presidente, que não se conteve ao falar de seu pai, a Câmara de Juazeiro concedeu, por escolha das lideranças legislativas e aprovação unanime dos vereadores, a Comenda Acetides Oliveira a seis ex-vereadores de Juazeiro na noite desta terça feira (01/10), Dia Nacional do Vereador.

Pelo Bloco Socialismo e Liberdade, homenageando o ex-vereador Francisco de Assis Oliveira (Irmão Francisco do PT, atual vice-prefeito), falou o vereador Justiniano Felix (Tiano do PT), relembrando a dura trajetória do seu companheiro de partido e hoje vice prefeito, seu esforço e capacidade de resistência: “Falar de Francisco Oliveira é falar dos homens do campo e da cidade que nortearam e norteiam a sua vida pautada na dignidade” e o vereador Mitonho Vargas: “Irmão Francisco, figura que Juazeiro aprendeu a amar, com o reconhecimento de 55 mil pessoas”.

O Irmão Francisco, evangélico fervoroso, dedicou a homenagem a Deus e agradeceu à família e aos vereadores, traçando, emocionado, um relato das dificuldades “estrangeiro, negro, com todas as dificuldades, eu sonhava construir dias melhores para nossa vida”.

O Bloco Juazeiro Vivo homenageou Carlos Augusto da Cruz e a Vereadora Neguinha da Santa Casa e o vereador Amilton Ferreira saudaram o homenageado: “Esta homenagem é reconhecimento também por seu trabalho à frente da Santa Casa”, disse a vereadora, reforçada pelo vereador Ferreira: “É com honra que lhe outorgamos esta Comenda, por sua atuação enquanto vereador e muito mais por seu trabalho como médico”.

Carlos Augusto Cruz iniciou seu discurso, bem humorado, prometendo ser breve, porque “geralmente nunca peço para falar, mas quando vejo microfone eu não resisto. Falo, falo, falo e não sei a hora de parar”. Agradeceu aos vereadores, relembrou sua convivência com Acetides Oliveira e a fundação da AUJ. Emocionou-se ao falar da família e da sua recuperação e da “fome de aprender”: “A gente nunca deve ter idade para dizer para mim basta! Deve ter fome de aprender”.

O Bloco Social Progressista e Republicano outorgou a Comenda ao ex-vereador Francisco Marcos Marçal e pelo bloco, justificando a homenagem, falaram os vereadores Dalmir Pedra e Anderson Alves: “Esta homenagem é por sua história. É motivo de orgulho homenagear Marçal, médico reconhecido por todos os colegas e que fez história”.

Relembrando as dificuldades inerentes aos estudantes à época em que se formou, Marçal, emocionou-se ao falar do filho, de seu trabalho e do pai e destacou a importância do ex-prefeito Rivadávio Espínola Ramos, então prefeito, para a construção da atual sede da Câmara Municipal.

O vereador Caffé falou pelo Bloco Unidos por Juazeiro justificando a homenagem ao ex-vereador e servidor da Casa Aprígio Duarte, Webster Moraes Ribeiro: “Bité respira política. Diretor Legislativo desta Casa, sendo o porto seguro de todos estes vereadores”.

Webster Moraes fez jus ao renome de conhecedor das Leis e do Regimento: Relembrou a participação de Acetides, “homem que durante 49 anos, 4 meses e 17 dias exerceu com dignidade, dedicação e muita competência o cargo de Diretor da Câmara Municipal de Juazeiro” e “ao povo de minha terra pelos dois mandatos de vereador que generosamente me foram concedidos”.

A Mesa Diretora homenageou ao ex-vereador Gil Dias Pereira (representado por sua esposa Maria Conceição) e fez a entrega da comenda, já concedida em 2007 por iniciativa do então Presidente José Carlos Tanuri, ao ex-vereador Pedro Alcântara de Souza. Para saudar Gil dos Couros falou, em nome da Mesa a vereadora Suzana Ramos, emocionada, relembrando a homenagem ao esposo, Zoró e a importância da lembrança dos vereadores para os homenageados.

Ao falar de Pedro Alcântara, o Presidente não conteve as lágrimas: “A gente resolve sempre seguir quem mais nos espelha. O senhor é ume espelho para mim. Um espelho que podemos olhar no fundo dos olhos e dizer que temos muito orgulho”.

Alcântara, o homenageado, que volta a ser médico em um posto de saúde, pedindo para deixar a sub secretaria de Relações Institucionais da Bahia, destacou a importância do vereador, sua trajetória e dedicação à medicina e à política e o papel e a importância dos vereadores: “É aqui que se aprende a fazer política. Aqui não existe mandato por decreto. Quem está aqui é líder”.

ASCOM

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *