Hepatites B e C serão tema do Congresso IMIP em Juazeiro

Embora a abertura oficial do I Congresso IMIP de Saúde Integral do Vale do Médio São Francisco esteja programada para acontecer na noite do dia 20 de outubro, durante todo o dia acontecerão os Cursos Pré Congresso, como ocorre nos grandes eventos do país. Um dos cinco temas abordados durante os cursos será “O avanço de diagnóstico no tratamento das hepatites B e C” que terá como palestrante o renomado patologista pernambucano Dr. Ricardo Pernambuco.
De acordo com o palestrante um tema como este deve sempre ser lembrado e discutido em eventos voltados aos profissionais de saúde, uma vez que a Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que, cerca de 3% da população mundial, ou seja, mais de 170 milhões de indivíduos estão infectados pelo vírus da hepatite C. Já em relação à Hepatite B o número chega a casa dos 2 bilhões de pessoas, sendo que 325 milhões tornaram-se portadores crônicos. No Brasil a estimativa é de 2 milhões de infectados e pelo menos 15% da população já esteve em contato com o vírus da hepatite B, enquanto 1% da população apresenta doença crônica relacionada a esse vírus.
“Durante o curso iremos abordar assuntos como as novas drogas que estão sendo usadas, os novos aspectos da cinética viral da hepatite C, a importância da variação do IL28B e a redução ou não do tempo de tratamento da hepatite C – uma expectativa que assusta os pacientes e familiares”, explicou Dr. Pernambuco.
Ainda segundo o palestrante os inscritos nesse curso Pré Congresso terão a oportunidade de aprender um pouco mais e até mesmo reciclar os conhecimentos adquiridos anteriormente sobre a interpretação correta dos marcadores virais e a hora certa de encaminhar o paciente ao especialista. “Nosso foco será passar para os participantes uma visão atual na conduta das hepatites B e C”, acrescentou Pernambuco. 
O Palestrante – Dr. Ricardo Pernambuco é médico pela Universidade Federal de Pernambuco, com especialização em Laparoscopia pela Universidade de São Paulo; em Gastroenterologia pela Associação Médica Brasileira e em Hepatologia pela Sociedade Brasileira de Hepatologia. Doutor pela Universidade de São Paulo, e Pos-Doutor pela Universidade Fígado do King´s College Hospital da Universidade de Londres. Atualmente exerce as funções de Pró-Reitor Acadêmico da Universidade Federal de Pernambuco; Chefia do Departamento de Medicina Clínica da UFPE; Coordena a Disciplina de Gastroenterologia do Centro de Ciências da Saúde da UFPE; Chefia o Serviço de Gastroenterologia do Hospital das Clínicas- UFPE e dirige o setor médico do Hospital de Urgência e Traumas de Petrolina – HUT. O Congresso – É parte de um projeto de regionalização do Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira – IMIP, que objetiva difundir o conhecimento científico para melhorar a qualidade da assistência à saúde e acontecerá em Juazeiro-BA, no período de 20 a 22 de outubro, na Universidade Federal do Vale do São Francisco – Univasf.


Mais informações acesse o site:http://www.congressoimip2011.com.b
r

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *