Nos últimos quatro anos Juazeiro ampliou em mais de 100% as matrículas da creche e as vagas da Educação Infantil cresceram em torno de 60%.
No primeiro ano da gestão do prefeito Isaac Carvalho, a equipe da Secretaria de Educação e Esportes encontrou o município com apenas 599 crianças de 0 a 3 anos matriculadas e um total de 3.409 alunos de 0 a 5 anos estudando na Rede Municipal de Ensino.
Em 2012, mesmo antes da inauguração das quatro novas escolas do PróInfância, já se registravam na rede 1.398 crianças de 0 a 3 anos sendo atendidas nas creches, totalizando 5.459 assistidos na Educação Infantil.
Esse avanço representa mais oportunidades para a infância e o resultado da consolidação do trabalho de toda a equipe envolvida na tentativa de melhorar a qualidade da Educação Infantil do município, que passou mais de 20 anos estagnada e sem condições adequadas de prestar um bom serviço a esse segmento.
Até 2008, pouco foi feito para garantir o direito ao acesso a uma Educação Infantil pública de qualidade, e no intervalo de duas décadas apenas uma creche foi construída dentro do padrão necessário a faixa etária
Mesmo com todas as dificuldades encontradas no início do governo, a SEDUC reorganizou a Rede, redefiniu espaços e buscou garantir o direito ao bem-estar e à educação desses pequenos, através do fomento ao desenvolvimento físico, motor, emocional, social, intelectual e da ampliação de suas experiências.
“Do ponto de vista histórico, a Educação Infantil, somente na década de 80, perdeu o caráter de assistencialismo e passou a ser direito garantido pela Constituição Federal. Até a década de 70, a educação da criança esteve sob a responsabilidade quase que exclusiva da família. Esses fatores prejudicaram bastante o setor e deixaram déficits enormes. Hoje em dia, é direito do aluno frequentar um ambiente de socialização, convivência e aprendizagem digno, que respeite as suas necessidades, e isso é garantido aqui no município”, relata a Diretora de Educação Infantil da SEDUC, Miranery Amorim.
Em Juazeiro a situação crítica encontrada começou a mudar em 2009 com a criação de uma gerência específica para o setor; a construção da Proposta Curricular da Rede; abertura dos primeiros berçários municipais; contração de auxiliares de classe para as turmas de creche; parceria com ONGs e compra de material didático específico (como as Bebetecas e Bandinhas Rítmicas para o projeto de Musicalização na Educação Infantil). Somadas, essas iniciativas têm trabalhado a formação social e integral da criança.
Este ano, com a entrega das novas creches (4 de um pacote de 18 que já foram inauguradas) esse cenário – que passou a ser positivo – está ganhando novo padrão, estabelecido pela estrutura dos prédios, que oferece o espaço adequado para a educação das crianças nos seus primeiros anos de vida. Em 2013, de acordo com dados extraoficiais da SEDUC, a Educação Infantil tem 5.750 alunos matriculados, ou seja, 68% a mais do que no ano de 2008. Com a entrega de todas as novas unidades de ensino serão criadas novas três mil vagas para o segmento.
A renovação da capacidade física da Rede e a ampliação do atendimento, na opinião do titular da pasta, Clériston Andrade, são resultado de muito trabalho e busca por parcerias. “Em termos de projetos, profissionais e aquisição de material pedagógico, a Educação Infantil começou a melhorar ainda no primeiro ano de governo. Iniciativas como o programa de incentivo à leitura É Hora de Ler, a garantia de coordenadores pedagógicos em toda Rede e a formação continuada para os educadores, com certeza fizeram a diferença desde o início. Mas, sem dúvida, as 18 creches concretizarão esses avanços e fornecerão a estrutura adequada para a potencialização de todo esse trabalho”, avalia o secretário.
“Esses dados de ampliação da matrícula devem ser comemorados, pois hoje as mães e pais de Juazeiro já podem ter uma tranquilidade maior com relação à educação dos seus filhos”, acredita o gestor da SEDUC. Esse aumento considerável também foi um dos responsáveis pela conquista dos Selos “Município Aprovado” e “Prefeito Amigo da Criança”, concedidos pelo UNICEF e Fundação ABRINQ, que reconhece as gestões responsáveis no trato com a criança e o adolescente.
Por Anna Monteiro / SEDUC
