ELEIÇÕES CREMEPE 2013/2018: CHAPA 2 LANÇA CAMPANHA E DEFENDE MAIOR ATUAÇÃO NO INTERIOR DE PERNAMBUCO

blogqsp.medicinaA Chapa 2 da próxima eleição do Conselho Regional de Medicina de Pernambuco (CREMEPE) lançou sua campanha, apresentando os representantes da nova gestão que pretende comandar o órgão nos próximos cinco anos. Ao todo, 40 profissionais formam a chapa de oposição.

Defendendo um “novo CREMEPE” – alusão à outra Chapa, que está no comando da instituição há quinze anos -, a campanha da oposição traz como uma das propostas principais uma maior atuação do Conselho no interior do Estado. A ideia é que o Conselho passe a ter uma atuação preventiva, de forma articulada e conjunta com seus representantes em todas as regiões do Estado – hoje o trabalho é exercido basicamente por três médicos fiscais contratados pelo CREMEPE.

“Queremos que não somente os fiscais exerçam essa função, mas também os conselheiros, representantes e delegados do Conselho”, explica um dos representantes da Chapa 2, o oftalmologista Antônio Jordão.

Segundo ele, ao longo dos últimos anos, o CREMEPE tem agido mais de forma punitiva, afastando médicos e fechando estabelecimentos quando encontra algo errado, o que termina prejudicando a população dos municípios. “Queremos agir preventivamente, acompanhando os serviços prestados pelos médicos e auxiliando para que eles melhorem e funcionem de forma correta”, defende Jordão.

Para conseguir isso, a Chapa 2 pretende abrir mais Delegacias do CREMEPE em Pernambuco e tornar alguns dos cerca de quatro mil médicos que hoje trabalham no interior em conselheiros oficiais do Conselho. “Através dos conselheiros, o CREMEPE poderá visualizar em tempo real os problemas médicos para promover mudanças nos serviços. Vamos trabalhar de forma mais preventiva, inclusive concedendo selos de qualidade aos estabelecimentos médicos de forma gratuita”, complementa Jordão. Outro ponto defendido na proposta é um maior assessoramento aos médicos recém-formados, que normalmente vão trabalhar em cidades do interior.

Ainda dentro das propostas apresentadas pela oposição, está a criação do canal de telefonia “Plantão CREMEPE 24 Horas”, a fim de que médicos possam fazer denúncias cabíveis ao Conselho Regional de Medicina, que poderá averiguar as situações e atuar de forma preventiva ou punitiva. “Com isso, estimulamos os médicos a denunciarem o que está errado sem medo de perder o emprego”.

Também é projeto da Chapa 2 tentar reduzir a anuidade paga pelos médicos junto ao Conselho Federal de Medicina. “Queremos diminuir os custos do médico, seja na defesa da redução da anuidade, como tornar alguns serviços do CREMEPE gratuitos”, afirma Antônio Jordão. A oposição também quer que a primeira anuidade para o recém-formado seja grátis e que seja cobrada uma anuidade única para os médicos que trabalham em mais de um Estado.

Outra iniciativa da Chapa 2 será a criação de um portal de transparência do Conselho para a prestação de contas, tornando claro para os profissionais da área de saúde onde os recursos estão sendo aplicados. O site também servirá de canal aberto para discussões com a sociedade. “Também iremos lançar um projeto de Fóruns de Discussão para as entidades médicas pernambucanas, abertas aos profissionais do setor”, adianta o oftalmologista.

A Chapa 2 também defende a reorientação da função judicante, com menos processos e mais conciliações. “Trabalharemos com o objetivo de resolver e não apenas de punir. Avaliaremos a possibilidade de acertos a partir de Termos de Ajustamento de Conduta ou mesmo de conciliações, que trarão resoluções objetivas e rápidas, evitando punir médicos através de julgamentos longos e desgastantes”.

A eleição está marcada para os dias 5 e 6 de agosto, no Recife, das 8h às 17h. Nos demais municípios, o período de votação ainda será informado pelo Conselho. O sistema de voto é secreto, através de cédula eleitoral. A diretoria da chapa vencedora será formada apenas após a eleição.

Cecília Santana

GCI- Gestão de Comunicação Integrada

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *