Panejamento das agrovilas será novidade na revisão do Plano Diretor de Petrolina

 

Uma das novidades do processo de revisão do Plano Diretor Municipal será a criação de parâmetros urbanísticos também para as Agrovilas de Petrolina, onde residem cerca de 50 mil pessoas. Através dessa inclusão, a cidade dá um passo inédito na gestão do seu território, estendendo o planejamento urbano para a área rural e possibilitando a melhoria da qualidade de vida dessa população. Cada agrovila, inicialmente pensada para abrigar 5 mil pessoas, chega a ser povoada, hoje, por até 15 mil habitantes e ainda apresenta perspectivas de crescimento, tanto no numero de habitações, como no quantitativo populacional. Contudo, apesar de tais indicativos, essas áreas não contam com nenhuma legislação urbanística específica.


O prefeito Julio Lossio explicou a necessidade da colocação das áreas irrigadas no plano diretor 2011. “As áreas irrigadas têm crescido muito nos últimos anos. E nos queremos que tanto a área urbana quanto a rural cresçam de forma organizada, por isso que o Plano Diretor tem importância vital para a comunidade”, ressaltou.


A partir do estudo, será possível definir os parâmetros de urbanização do Projeto Irrigado Senador Nilo Coelho núcleos 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10, 11, C1, C2, C3 e dos Perímetros Irrigados Maria Tereza e Bebedouro. A delimitação do traçado das ruas, o padrão construtivos das casas, a delimitação de áreas verdes e comunitárias, por exemplo, são algumas das contribuições que a revisão do Plano Diretor trará.


“O planejamento das agrovilas é o grande diferencial desse processo de revisão do Plano Diretor. O prefeito Julio Lossio está trazendo para o debate, algo que nunca foi discutido em Petrolina. Por isso, vamos iniciar o diálogo com a Companhia do Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e Parnaíba – Codevasf para cumprir o nosso objetivo e tratar as agrovilas como minicidades, que como qualquer outra, deve ter uma boa infraestrutura”, ressaltou o Secretário de Planejamento e Urbanismo, Geraldo Junior, explicando que o Plano trará respostas para a resolução dessas questões e vai apontar outros elementos que precisam ser trabalhados como o esgotamento sanitário, abastecimento de água tratada, transporte, entre outros.

 

 

Ascom/PMP

Foto: Ilustratia

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *