A Secretaria de Educação de Juazeiro promoveu uma audiência pública, nesta quinta-feira (18), no auditório do Rapport Hotel, para apresentação do Relatório de Avaliação do Plano Municipal de Educação (PME) 2015–2025. O encontro reuniu representantes do poder público, educadores, representantes de instituições de ensino superior, das escolas privadas, da APLB Sindicato, do Núcleo Territorial de Educação (NTE 10), conselheiros e membros da sociedade civil.
Durante a audiência, foram apresentados os principais avanços, desafios e metas alcançadas ao longo do período de vigência do PME, documento que norteia as ações e investimentos da educação municipal. O relatório permite uma visão ampla sobre o cumprimento das metas e o impacto das políticas educacionais implementadas nos últimos anos. Entre as 20 metas previstas, constavam itens como a universalização do Ensino Fundamental, ampliação da educação de tempo integral e a alfabetização na idade certa.
Representando a secretária de Educação, Maéve Melo, a gestora de políticas públicas da Seduc, Mary Adriana dos Santos Evangelista, ressaltou a importância da participação da sociedade na elaboração e na avaliação do PME. “Estamos aqui para fazer a Educação Pública avançar e cabe a cada um de nós sermos guardiões desse processo democrático, que é a gestão da educação”, disse a gestora sobre a importância de monitorar as metas previstas no plano.
No decorrer da audiência pública, o público apresentou suas contribuições, que serão adicionadas ao relatório antes de inseri-lo na plataforma da Secretaria de Educação do Estado, para que seja incluído no Plano Estadual de Educação.
“Esse momento é importante porque é quando a equipe de monitoramento do PME apresenta para a sociedade juazeirense os resultados do Plano Municipal de Educação, que teve uma vigência de 10 anos. Então, todas as metas foram analisadas, os indicadores foram registrados e, agora, nós vemos onde avançamos e onde tivemos mais dificuldades, para que possamos fazer o planejamento do novo Plano”, relatou o presidente do Conselho Municipal de Educação de Juazeiro, Lino Marques.