Gestantes de Juazeiro começam a receber vacina inédita contra a bronquiolite e celebram proteção antecipada para os bebês

O clima no Centro de Saúde III de Juazeiro ontem (9), foi de cuidado, acolhimento e responsabilidade das gestantes que chegaram cheias de expectativa para garantir mais proteção aos seus bebês. O primeiro dia de disponibilização da nova vacina contra o Vírus Sincicial Respiratório (VSR), um imunizante inédito no calendário vacinal nacional, alcançou a adesão de cerca de 60 gestantes no município.

Além da vacina contra o VSR, algumas mulheres aproveitaram o momento para atualizar a caderneta, colocando em dia vacinas como Covid-19, hepatite B e dTpa, reforçando o cuidado integral durante a gestação.

A vacinação segue no Centro de Saúde III nesta quarta-feira (10), das 8h às 16h. Já a partir de quinta-feira (11), o serviço será ampliado as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do município, facilitando o acesso das gestantes a partir de 28 semanas.

Um marco para o Brasil

O imunizante contra o VSR representa uma conquista histórica para a saúde pública brasileira. Pela primeira vez, o país passa a ofertar, de forma gratuita pelo SUS, uma vacina capaz de proteger recém-nascidos contra um dos vírus que mais causa internações por bronquiolite e pneumonia em bebês nos primeiros meses de vida.

Em alinhamento com recomendações internacionais e avanços recentes da ciência, o Ministério da Saúde já anunciou que a vacina contra o VSR será incorporada ao calendário de rotina, chegando progressivamente a todas as regiões do Brasil. A meta é transformar essa estratégia em um cuidado permanente e contínuo, garantindo que futuras gerações de bebês estejam protegidas desde o início da vida.

Proteção que começa antes mesmo do nascimento

Ao ser aplicada na gestante, a vacina permite que a mãe transfira anticorpos ao bebê ainda na barriga, protegendo-o justamente no período mais vulnerável, os primeiros meses de vida, quando o sistema imunológico ainda está em formação.

Entre as gestantes que aproveitaram o primeiro dia de vacinação estava Thuanne Marinho, de 38 semanas, ansiosa pela chegada da pequena Tessa James. Ela destacou a importância da prevenção e do SUS. “A vacina é um gesto de amor. Estamos protegendo nossos filhos antes mesmo de pegá-los no colo. Saber que o SUS oferece esse cuidado de forma gratuita me deixa ainda mais tranquila como mãe, e orgulhosa do sistema como cidadã. Convido todas as gestantes a virem se vacinar. É um cuidado que faz toda a diferença.”

A Sesau reforça o convite para que todas as gestantes elegíveis procurem o serviço dentro dos dias e horários divulgados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *