Juazeiro avança na construção de sua Política Municipal de Educação Ambiental

Um encontro marcado pela presença de estudantes, professores, representantes da Prefeitura de Juazeiro, da sociedade civil e da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), inaugurou um novo capítulo para a educação ambiental no município. Realizado no auditório da Uneb, nesta quinta-feira (04), o evento teve como foco central a construção coletiva de uma proposta de política municipal de educação ambiental.

Durante a abertura, a assessora de formação da Seduc, Lucila Alves, destacou a relevância do momento para a consolidação de uma educação ambiental mais crítica e transformadora. “Esse encontro foi extremamente importante para iniciarmos essa discussão porque Juazeiro precisa de uma educação ambiental coerente, crítica e que deixe a nossa população cada vez mais ciente do seu papel diante da questão ambiental”, afirmou.

O secretário de Meio Ambiente de Juazeiro, Cláudio Fernandes, reforçou o caráter histórico da iniciativa e a importância da construção colaborativa. “Essa data já é um marco importante para Juazeiro, porque estamos construindo juntos um documento que vai dar direcionamento à educação ambiental do município. É um momento novo, um momento de reconstrução da cidade, e eu acredito que educação e meio ambiente estão caminhando juntas para transformar a nossa realidade”, pontuou.

Idealizador técnico do processo e doutorando em Agroecologia e Desenvolvimento Territorial, Adson Cardoso explicou como nasceu a iniciativa. “Essa proposta nasce tanto da necessidade de elaboração de um produto técnico-científico por parte do meu doutorado, quanto da necessidade da rede municipal de educação e da própria cidade por uma política estruturada de educação ambiental“, pontuou Adson sobre a iniciativa.

Texto: Eneida Trindade – Ascom/PMJ

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *