“Capoeira como liberdade de expressão e cultura viva”: CRAS Quidé lança aulas permanentes na programação do Novembro Negro

A força do Novembro Negro ganhou um novo impulso sexta-feira (14), quando o CRAS Quidé, equipamento da Prefeitura de Juazeiro, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social, Diversidade, Igualdade Racial e Combate à Fome (Sedes), lançou as aulas permanentes de capoeira para crianças e adolescentes da comunidade. A iniciativa integra de forma contínua o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), valorizando a cultura afro-brasileira, fortalecendo vínculos e ampliando oportunidades no território.

A coordenadora do CRAS Quidé, Vânia Justino, falou sobre o lançamento das aulas e destacou o impacto da atividade. “É uma oportunidade de entretenimento, atividade física e desenvolvimento de responsabilidade, disciplina e novas percepções. Isso também é uma forma de educar para que elas possam estar dentro desse contexto”.

Já o professor do Grupo de Capoeira Muzenza, Graduado Surpresa, celebrou o lançamento do projeto e reforçou o valor cultural e social da iniciativa. “A gente veio dar o pé inicial, enfatizando a capoeira como liberdade de expressão e cultura viva, trazendo para os jovens seu contexto histórico e social. Trocamos uma energia boa e o projeto tem tudo para ser um sucesso”.

A exibição do grupo Muzenza durante o lançamento do projeto despertou o interesse da estudante Sueli Pereira, da Escola Gilmar Lustosa Rodrigues. A jovem compartilhou sua alegria ao participar da aula inaugural e ressaltou que não vai perder a oportunidade de participar ativamente das aulas.

“Fiz capoeira e me senti muito feliz. Mesmo errando, consegui fazer. Quero entrar na capoeira e mostrar que talvez eu consiga também ser uma capoeirista.”

Com aulas permanentes, o CRAS Quidé reafirma seu compromisso em promover inclusão, fortalecer a identidade cultural da comunidade e garantir que a capoeira siga como instrumento de educação, expressão e transformação social para além do Novembro Negro. A programação do Novembro Negro segue ao longo da próxima semana com diversas atividades que podem ser conferidas no site ou Instagram oficial da Prefeitura de Juazeiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *