Escola e Comunidade integradas: Projeto desenvolvido em escola de Petrolina une educação e meio ambiente

Uma ação que une educação e meio ambiente integrando escola e comunidade. O projeto “Raízes Que Transformam”, desenvolvido na Escola Municipal De Educação em Tempo Integral Mãe Vitória, em Petrolina, busca promover uma mudança social a partir da construção de uma horta comunitária no bairro Henrique Leite. A ideia foi uma das selecionadas para receber um bolsa através do Edital Agentes de Transformação, financiado pelo Instituto Audemars Piguet e conta com o apoio da Secretaria de Educação, Cultura e Esporte de Petrolina (SEDUCE).
Segundo a coordenadora da iniciativa, Naine Saturnino, o projeto é uma forma de aproximar os familiares da escola e evitar a evasão escolar. “Encontrei na horta uma forma de trazer as famílias para dentro da escola, algo que é um desafio na nossa realidade”, explica Naine. Além da construção da horta, o projeto propõe oficinas práticas, como a de produção de sabão e sabonetes artesanais, para os estudantes e suas famílias, visando oferecer alternativas de geração de renda.
Ao longo do projeto, os estudantes discutem sobre meio ambiente, políticas públicas, racismo e educação, contextualizado ao local em que vivem. O projeto também prevê encontros com associações, ONG´s e instituições para promover conhecimento e troca de experiências. O primeiro diálogo foi realizado com a Associação das Mulheres Rendeiras, um grupo de empreendedorismo social que há 26 anos atua transformando vidas de mulheres petrolinenses. O grupo, posteriormente, irá ofertar oficinas de corte e costura, macramê e bonecas de pano.
Já nesta segunda-feira (20), o projeto realizará uma roda de conversa com a Associação Civil de Articulação para a Cidadania (ACARI). O encontro, sediado na unidade escolar,  irá abordar a atuação da ONG e a discussão sobre a violência contra crianças e adolescentes.
Texto: Amanda Rodrigues – Assessoria de Comunicação da Secretaria de Educação, Cultura e Esporte.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *