Cada candidato poderá indicar até três projetos de interesse, por ordem de preferência. Para efetuar a inscrição, é necessário anexar os seguintes documentos: a ficha de inscrição (Anexo II do Edital Nº 18/2025), o comprovante da nota obtida no Enem 2024 (para ingressantes 2025.1), a Carta de Motivação (Anexo III), o histórico escolar do Ensino Médio juntamente com o Certificado de Conclusão, a Declaração de Primeiro Ingresso em curso de graduação (Anexo V) e o comprovante de matrícula 2025.2.
Podem concorrer às vagas estudantes matriculados no 1º ou 2º período de cursos de graduação da Univasf, que tenham cursado todo o Ensino Médio, na modalidade regular, em escolas públicas e ingressado na instituição por meio do Processo Seletivo 2024. Entre os critérios, é preciso dedicar ao menos 12 horas semanais às atividades do projeto e não possuir vínculo empregatício, outra bolsa em vigor ou participação anterior no BIA-Facepe.
Das vagas ofertadas, 14 são bolsas financiadas pela Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco (Facepe) e 6 são bolsas custeadas pela própria Univasf. O valor mensal é de R$ 800,00, pagos em 12 parcelas, com início em outubro deste ano. As bolsas serão distribuídas conforme a ordem de classificação dos projetos. A classificação dos estudantes será definida com base na nota obtida no Enem, especificamente a nota do PS-ICG 2024. O processo levará em consideração a disponibilidade de vagas nos projetos aprovados e o perfil acadêmico dos candidatos, de acordo com o curso de graduação em que estão matriculados, de forma a atender ao plano de trabalho estabelecido pelo tutor BIA responsável.
O cronograma do processo seletivo prevê a divulgação da relação dos estudantes inscritos na quarta-feira (10). A partir de sexta-feira (12), será publicada a alocação dos alunos nos projetos, e a entrega da documentação necessária para a implementação das bolsas deverá ser realizada até 14 de setembro, exclusivamente por e-mail, no endereço [email protected]. O início da vigência das bolsas está marcado para o dia 15 de setembro de 2025.
O Programa busca incentivar a trajetória acadêmica dos estudantes desde o início do curso, aproximando-os da pesquisa e da extensão universitária. O BIA-Univasf tem como tema a “Convivência com o Semiárido” e está estruturado a partir de seis eixos centrais: Saúde no Semiárido, Energia no Semiárido, Políticas Sociais no Semiárido, Água e Ambiente, Alimentos no Semiárido e Patrimônio Artístico-Cultural e Histórico no Semiárido, que buscam integrar diferentes dimensões da realidade regional e promover o desenvolvimento sustentável do território.
O Edital Nº 18/2025 com todas as informações está disponível no Sistema PS.