Acampamento do MST na Embrapa vai virar Assentamento em evento com a presença da deputada Rosa Amorim (PT)

Nesta quarta (27), Pernambuco será palco de mais uma conquista na luta por reforma agrária: o Acampamento Embrapa, que desde 2023 ocupa terras improdutivas da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), finalmente irá se tornar um assentamento.

O evento de entrega do assentamento contará com a presença de Paulo Teixeira, Ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA); de César Aldrighi, presidente do Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária) e da deputada estadual Rosa Amorim (PT), que intermediou as negociações com o Governo Federal.

Cerca de 100 famílias serão assentadas nos 600 hectares que serão destinados à reforma agrária na zona rural da cidade de Petrolina e Lagoa Grande. As terras foram ocupadas em abril de 2023 como parte da Jornada Nacional de Luta do Movimento dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais Sem Terra (MST), quando o movimento realizou ocupações em todo o país como forma de pressionar pelo avanço da pauta da reforma agrária.

“Foram dois anos de muita luta e resistência por parte das famílias e também de muita negociação com o Governo Federal. Estivemos em Brasília para dialogar com o INCRA e o MDA várias vezes, e agora, essas terras que estavam abandonadas vão servir para plantar alimentos saudáveis para alimentar a população da região do Vale do São Francisco”, ressalta a deputada Rosa Amorim, que esteve presente das reuniões com os órgãos durante todo o processo de negociação.

O Acampamento Embrapa será rebatizado e agora receberá o nome Assentamento Soberania Popular, como explica a deputada Rosa, que é também militante do MST. “O novo nome é uma forma do movimento dizer que distribuir terras para quem planta é cuidar da nossa soberania. Ter um país capaz de produzir seu próprio alimento, sem veneno, com políticas de financiamento da agricultura familiar e também de combate à fome nas cidades é garantir o direito à soberania alimentar, e nós do MST temos um compromisso com essa luta”, finaliza Rosa.

SERVIÇO

O que? Entrega do Assentamento Soberania Popular

Quando? 27/08/2025, 10h

Onde? BR 428, sentido Lagoa Grande (próximo ao Posto Raul Lins IV) Fotos: Vinícius Rodrigue

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *