A prática esportiva é um poderoso instrumento para o desenvolvimento de crianças e adolescentes, porque impacta na saúde física, mental e social. Em Petrolina, o Projeto Cultivar Esporte chegou no início deste ano para ampliar o interesse pelo esporte entre os jovens do município. A iniciativa oferece modalidades de vôlei e judô, além do ensino online da língua inglesa. A Escola Municipal Professora Luiza de Castro e Silva foi a escolhida para ser a sede das atividades pelo período de um ano. Atualmente, cerca de 150 estudantes da unidade participam da ação.
As aulas de vôlei acontecem às terças e quartas-feiras, e as de judô às quartas e quintas. Cada aula tem duração de 60 minutos, sendo ofertada no turno oposto ao das aulas regulares para que a rotina escolar não seja prejudicada. O projeto é uma realização do Instituto Mais Ação, em parceria com a Prefeitura Municipal de Petrolina, por meio da Secretaria de Educação, Cultura e Esporte, e a CCR Aeroportos. O Instituto Mais Ação forneceu cones, bolas, tatames, medalhas, fardamento e outros materiais que, ao final das atividades, serão doados à escola. Já os kimonos, fardamento específico do judô, permanecerão com os estudantes.
A prática esportiva fortalece a socialização, promove a inclusão, estimula o desenvolvimento motor e a disciplina, entre outros benefícios. O professor de vôlei do projeto, Robson Gomes, profissional de Educação Física há mais de 10 anos, destaca o avanço dos jovens e as novas possibilidades que o esporte proporciona. “Eles estão se dedicando ao máximo, tendo compromisso com os horários, disciplina para ouvir e estão sempre buscando aprender mais, e isso é o que mais me deixa feliz. Acho muito importante a prática do esporte porque tira as crianças das telas do celular, fortalece a coordenação motora, desenvolve o espírito esportivo, a disciplina e o compromisso com o esporte. Esses aprendizados elas levam para a vida”, comenta o educador.
Neste sábado (23), a partir das 9h, às equipes de vôlei do projeto se reúnem na quadra da unidade escolar para participar de um torneio comemorativo em celebração ao sucesso da iniciativa.