O curso capacita o aluno a se tornar Aquaviário do 3º Grupo – Pescadores, com possibilidade de atuação nas áreas de convés e de máquinas, por meio das categorias Pescador Profissional (POP1) e Motorista de Pesca (MOP1), no nível de habilitação 1.
Os assuntos específicos têm até 14 de julho para se inscrever e ter escolaridade inferior ao 6º ano do Ensino Fundamental e apresentar a documentação relevante: documento de identificação com CPF; certificado de reservista (para homens); comprovante de residência; certidão de quitação eleitoral; atestado de saúde ocupacional (ou equivalente); histórico escolar e comprovante de pagamento de impostos (gerado na página da Diretoria de Portos e Costas).
De acordo com o Tenente Ricardo Araújo, o curso é de suma importância para formar profissionais treinados para exercer a função de pescador nas Seções de Convés e Máquinas.
O secretário da ADEER, Walterson Gomes, também destacou a importância da iniciativa. “Esse tipo de capacitação tem impacto direto na geração de renda e na valorização das atividades produtivas da população.
Ao apoiar a formação de pescadores treinados, estamos fortalecendo a economia local e promovendo a inclusão produtiva no nosso município”, afirmou.
A formação é uma oportunidade importante para qualificação profissional e ampliação do acesso ao mercado de trabalho aquaviário. Mais informações podem ser obtidas diretamente com a Capitania Fluvial de Juazeiro, pelo telefone (74) 99976-5063.