Para a aposentada Iraides Dantas, de 84 anos, a conferência é uma oportunidade de aprendizado e mobilização. “Participei das outras conferências, como o que aconteceu no Centro de Cultura João Gilberto.
Sempre vou para ficar consciente das discussões e luta por nossos direitos”, afirmou. Já o cirurgião Otaviano Cajuhi, do Núcleo Regional de Saúde, também marcou presença e destacou a força do encontro.
“A plenária está cheia. Gostei das falas, teve representantes dos idosos lá na mesa e amanhã eu estarei aqui para acompanhar as propostas dos grupos temáticos”, disse com entusiasmo.
Com o tema “Envelhecimento Multicultural e Democracia: Urgência por equidade, direitos e participação”, o evento promovido pela Prefeitura de Juazeiro, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social, Diversidade, Igualdade Racial e Combate à Fome (SEDES), e pelo Conselho Municipal da Pessoa Idosa (CMDI), proporcionou momentos de escuta, valorização e troca de experiências.
“Estamos aqui com mais de 230 pessoas, o que demonstra o compromisso coletivo com a construção de uma política pública sólida para os idosos do nosso município”, destacou Fátima Carvalho, diretora de Proteção Social Especial da SEDES.
A mesa de abertura reuniu representantes da gestão municipal, do CMDI, da Secretaria de Direitos Humanos do Estado da Bahia e da sociedade civil.
A coordenadora do Serviço de Convivência com Idosos e vice-presidente do CMDI, Maria Elizabete Ferreira, lembrou que o Conselho é o mais antigo do município, fundado em 1990, e celebrou a participação ativa do público. “Muito feliz em ver esse auditório cheio. Esse é um momento de reafirmação do nosso papel coletivo”, completou.
A conferência seguiu com apresentações culturais e com a palestra magna de Roqueline Santos, coordenadora das instituições não asilares.
A programação continua nesta quinta-feira (26), com grupos de trabalho, apresentação de propostas, eleição de delegados para a etapa estadual e outras atividades que fortalecem a participação e o protagonismo da pessoa idosa no município.