Em mais uma ação do mês engraçado para as mulheres juazeirenses, a Secretaria da Mulher e Juventude (SMJ) lançou durante o primeiro “Entardecer Delas”, o Programa Tolerância Zero à Violência Contra a Mulher.
O programa é uma iniciativa da SMJ, em parceria com diversas secretarias de governo e órgãos municipais, e tem o objetivo de expandir e fortalecer o apoio às mulheres vítimas de violência. O intuito é somar à Rede de Enfrentamento à Violência, que já atua em Juazeiro, ampliando os serviços oferecidos para, consequentemente, reduzir os índices de violência.
Sabendo que a violência pode ocorrer de várias formas — física, sexual, moral, psicológica e patrimonial —, o programa pretende consolidar uma rede eficaz de apoio a essas mulheres, abrangendo as áreas de segurança, saúde, educação, geração de renda e assistência social.
Pensando nisso, a busca por parcerias também é fundamental. Assim, em colaboração com o Estado e com a Guarda Civil Municipal, as mulheres de Juazeiro já contam com o funcionamento da DEAM (Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher) e da Patrulha Maria da Penha 24 horas por dia.
Outras medidas serão rompidas pelo programa, como a expansão e o fortalecimento dos serviços oferecidos no Centro Integrado de Atendimento à Mulher (CIAM), com a inserção de novos cursos de capacitação para o mercado de trabalho, atendimento médico, momentos de autocuidado, a retomada das reuniões do Grupo de Apoio às Mulheres (GAM), e o CIAM Itinerante, para atendimentos nos bairros e distritos.
A aplicação da Lei 2.234/2024, que trata do ensino de noções básicas da Lei Maria da Penha nas escolas municipais, também já está sendo discutida com a SEDUC, assim como a implantação e o reforço das Salas Lilás nos bairros e distritos, para garantir o acolhimento às mulheres que estão distantes do CIAM.
O apoio às organizações civis em trabalhos educativos e informativos sobre violência contra a mulher também será uma constante do programa, além das diversas outras ações que serão aprovadas durante os quatro anos de governo.
A secretária da Mulher e Juventude, Érica Daiane, destacou a importância do lançamento do programa no dia simbólico, além das conquistas já alcançadas em pouco mais de dois meses.
“Nós temos a nossa principal conquista, que é a criação da própria secretaria, e, de lá para cá, a gente já vem fazendo história. Uma das primeiras conquistas foi o funcionamento da delegacia 24h, uma demanda apresentada por nós e viabilizada pelo governador Jerônimo. E o Programa Tolerância Zero à Violência Contra a Mulher vem para fazer mais, fortalecendo as experiências exitosas e ampliando os serviços oferecidos”, ressaltou Érica.
Ascom PMJ