Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa realiza Pré-Conferências

 

Conscientizar a terceira idade dos seus direitos e deveres é o objetivo das Pré-Conferências, que estão acontecendo desde o dia 17 de maio, em Petrolina, e antecedem a Conferência Municipal dos Idosos, promovida pelo Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa (CMDI), que será realizada nos próximos dias 09 e 10 de junho, no Sest/Senat. Na manhã desta quinta-feira (26), a Pré-Conferência foi realizada no Clube do Palmeiras, no bairro Atrás da Banca. Estiveram presentes os idosos da comunidade e do bairro Palhinhas, a Presidente do CMDI, Eva Amorim, demais representantes do Conselho e a Gerente de Atendimento à Pessoa Idosa, Maria Lúcia de Souza e da Secretaria de Desenvolvimento Social e Trabalho (Sedest).


O objetivo das Pré-Conferências é levar à terceira idade o conhecimento sobre do que se trata uma Conferência, além de conscientizar os idosos da importância da defesa dos seus direitos. Os encontros já aconteceram no Centro de Convivência (CCI) Mimi Cruz, no bairro Alto do Cocar, João de Deus, São Gonçalo, CCI Vó Pulú, no bairro Vila Eduardo, e no período da tarde desta quinta-feira (26) foi realizada no SESC Petrolina.


De acordo com a Conselheira e Gerente de Atendimento à Pessoa Idosa, Maria Lúcia de Souza, as Pré-Conferências acontecem nas comunidades para viabilizar a participação dos idosos nos encontros. “Ir até os bairros, estar próximo dos idosos para levar até eles o conhecimento sobre os seus direitos, deveres e conceito da conferência, bem como a sua importância na elaboração de propostas que beneficiem a classe”, ressaltou.


Durante o evento, foi abordado que a Conferência objetiva fortalecer o compromisso dos diversos setores da sociedade e do poder público com o atendimento, a defesa e a garantia dos direitos da pessoa idosa, indicando prioridades de atuação para os órgãos governamentais.


Segundo a Presidente do CMDI, Eva Amorim, os idosos precisam ter a consciência de que são sujeitos de direitos e, por este motivo, precisam reivindicá-los, caso sejam lesados. “Quando a pessoa idosa não tem o seu direito respeitado, é preciso procurar o Conselho Municipal e a Promotoria. O que não pode acontecer é ficar calado, é necessário fiscalizar e reivindicar”, explicou.


Para a idosa de 73 anos, Isabel de Castro, a Pré-Conferência e a Conferência Municipal colaboram para deixá-la informada dos seus direitos e deveres. “Eu não tinha conhecimento da quantidade de direitos que tenho e posso reivindicá-los, caso necessite, às instituições e autoridades competentes. É muito importante reuniões como essas nas comunidades”, afirmou.


A Conferência Estadual está agendada para os dias 12 e 13 de agosto, em Olinda-PE, e a Conferência Nacional, no mês de novembro, em Brasília, que tem como tema geral O compromisso de todos por um envelhecimento digno no Brasil.


Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa

O CMDI fiscaliza e defende os direitos da pessoa idosa no município de Petrolina e fica situado na Casa dos Conselhos, localizada na Rua das Laranjeiras, nº 67, Centro. Mais informações pelo telefone: (87) 3863-9044.


A Casa dos Conselhos é um departamento onde funciona sete Conselhos Municipais, e é administrada pela Sedest.

 

 

Ascom/PMP

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *