Fique sabendo tudo sobre a realização das provas do Enem 2024 aqui. Anote para não esquecer

Por Claudinei Queiroz | Folhapress

Onde ver o local de prova do Enem 2024? O que levar? Tire dúvidas a um mês do exame

O Enem 2024 está chegando. A primeira prova do Exame Nacional do Ensino Médio, a principal porta de entrada dos estudantes brasileiros no ensino superior, ocorre em 3 de novembro, daqui a um mês.

Segundo o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), que organiza o exame, foram 5.055.699 de inscritos para a prova deste ano, superando os das últimas edições. Em 2023, o Enem teve 3,9 milhões de inscritos. Em 2022, foram 3,39 milhões. Ess e número, porém, deve aumentar quando computados os inscritos do Rio Grande do Sul, que tiveram mais tempo por causa da tragédia das enchentes.

COMO SABER O LOCAL DE PROVA DO ENEM 2024?

Assim como nos anos anteriores, o Enem será aplicado em todos os estados e no Distrito Federal. Os municípios de aplicação estão disponíveis no sistema de inscrição e no Portal do Inep. No momento da inscrição, o estudante indicou onde desejava realizar o exame e agora precisa confirmar o endereço do local na página do participante. A data de divulgação ainda não foi divulgada. Assim, cada candidato precisa monitorar sua página para confirmar o local.

ONDE PEGAR O CARTÃO DO PARTICIPANTE?

O Cartão de Confirmação de Inscrição ou cartão do participante também é disponibilizado na página do participante algumas semanas antes da aplicação. Ele contém:

– Número de inscrição.
– Data, hora e local das provas.
– Atendimento especializado ou tratamento por nome social (se solicitado).
– Opção de língua estrangeira selecionada
COMO SERÃO AS PROVAS DO ENEM?
O exame possui quatro provas objetivas e uma redação em língua portuguesa. As provas avaliarão as seguintes áreas de conhecimento do ensino médio e os respectivos componentes curriculares:
– Linguagens, códigos e suas tecnologias e redação — língua portuguesa, literatura, língua estrangeira (inglês ou espanhol), artes, educação física e tecnologias das informação e comunicação
– Ciências humanas e suas tecnologias — história, geografia, filosofia e sociologia
– Ciências da natureza e suas tecnologias — química, física e biologia
– Matemática e suas tecnologias — matemática

No primeiro dia (3.nov) serão aplicadas a prova de redação e 45 questões de linguagens, códigos e suas tecnologias, além de outras 45 questões de ciências humanas e suas tecnologias.
Na redação, o candidato deverá redigir um texto dissertativo-argumentativo de até 30 linhas sobre um tema de ordem social, científica, cultural ou política.
No segundo dia (10.nov) serão aplicadas 45 questões de ciências da natureza e suas tecnologias e 45 questões de matemática e suas tecnologias.
QUAIS OS HORÁRIOS DAS PROVAS?
As aplicações das provas serão realizadas nos seguintes horários (de Brasília):
– 12h – Abertura dos portões
– 13h – Fechamento dos portões
– 13h30 – Início das provas
– 19h – Término das provas do 1º dia (3.nov)
– 18h30 – Término das provas do 2º dia (10.nov)

QUAL É O TEMPO DE PROVA?

No primeiro domingo (3.nov), a prova será das 13h30 às 19h (20h para participantes com tempo adicional e 21h para aqueles que farão a videoprova em libras).

Serão corrigidas somente as redações transcritas para a folha de redação e as respostas efetivamente marcadas no cartão-resposta, sem emendas ou rasuras.
No segundo domingo (10.nov), a prova será das 13h30 às 18h30 (19h30 para participantes com tempo adicional e 20h30 para aqueles que farão a videoprova em libras).

QUAL DOCUMENTO PRECISO LEVAR?
Nos dias de provas será solicitado um documento de identificação original e com foto.
São documentos impressos válidos:
– Cédulas de Identidade expedidas por secretarias de Segurança Pública, Forças Armadas, Polícia Militar e Polícia Federal;
– Identidade expedida pelo Ministério da Justiça para estrangeiros, inclusive refugiados;
– Carteira de Registro Nacional Migratório;
– Documento Provisório de Registro Nacional Migratório;
– Identificação fornecida por ordens ou conselhos de classes que por lei tenha validade como documento de identidade;
– Passaporte;
– Carteira Nacional de Habilitação;
– CTPS (Carteira de Trabalho e Previdência Social);

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *