MP-BA denuncia crimes ambientais nas Dunas do Velho Chico por máquinas da prefeitura de Casa Nova, com responsabilidade direta do prefeito Wilker do Posto

O Ministério Público da Bahia (MP-BA) iniciou investigação para apurar possíveis crimes ambientais nas Dunas do Velho Chico, localizadas no município de Casa Nova/BA.  Trata-se de um desmatamento que vem ocorrendo no local e que é apontado de ter irregularidades na execução, com responsabilidade direta da Prefeitura Municipal de Casa Nova.

A Promotoria de Justiça foi acionada através de denúncia, pois, estaria ocorrendo o desmatamento na área de preservação das Dunas, sem as devidas autorizações e estudos de impacto ambiental. Segundo a denúncia, máquinas da Prefeitura de Casa Nova estão desmatando a área sem licenças e alvarás.

“Esse desmatamento pode configurar Crime Ambiental, além de Improbidade Administrativa e Crime de Responsabilidade; infrações que podem resultar na perda do mandato e inelegibilidade dos responsáveis”, comenta o Advogado Ambiental, Dr. George Humbert.

Além das questões ambientais, a possível configuração de crimes de responsabilidade e improbidade administrativa destaca a gravidade das ações da prefeitura. A investigação do MP-BA visa assegurar a proteção do meio ambiente e a responsabilização dos envolvidos, garantindo que leis ambientais e administrativas sejam rigorosamente cumpridas. A intervenção em áreas protegidas sem o devido processo legal infringe princípios fundamentais da administração pública.

Considerando que ainda restam diligência a serem realizadas, a Promotora de Justiça da Comarca de Juazeiro, Heline Esteves Alves, acatou a denúncia, instaurou investigação e, no uso de suas atribuições legais, deve apurar os fatos e os danos gerados ao meio ambiente, bem como à comunidade, ao erário e danos materiais.

Fonte: Ascom

One thought on “MP-BA denuncia crimes ambientais nas Dunas do Velho Chico por máquinas da prefeitura de Casa Nova, com responsabilidade direta do prefeito Wilker do Posto

  1. O que está acontecendo nas Dunas é uma desenfreada ambição de quem não tem a mínima consciência das Leis e se têm tá fazendo ouvido e vistas de mercador. Invasão total, sem critérios e sem organização, segundo as falas de pessoas que frequentam o local estão até proibindo pessoas de colocarem seus guarda-sois e cadeiras para curtirem os seu fim de semana sem serem obrigados a pagarem 150,00 reais por eles. Precisa ser investigado sim e tomada as devidas providências. Está se tornando um lugar terra de ninguém e de um só. Para um bom entendedor…

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *