PETROLINA É SELECIONADA PARA O PROGRAMA INTERNACIONAL CIDADES EDUCADORAS

Orla de Petrolina PE, vista a partir de Juazeiro BA
Orla de Petrolina PE, vista a partir de Juazeiro BA

O processo de adesão de Petrolina ao Programa Internacional Cidades Educadoras, que tem sede em Barcelona, na Espanha, começará na próxima quarta-feira (20) com conferências da professora doutora PHD Tereza Santos, da Universidade de Évora, em Portugal.

Ela vai proferir palestras sobre o Programa no Sest/Senat até a sexta-feira (23) sobre a implantação do Cidades Educadoras

O Cidade Educadora é entendido como o programa que concebe uma nova visão integrada de cidade, assumindo uma identidade própria e específica caracterizada pela troca de experiências com outras cidades, ao nível nacional e internacional, e, sobretudo, pela valorização da educação social do cidadão e pela promoção do debate e do diálogo com as instituições que compõem a sociedade.

Assume um lema de solidariedade e de compartilhamento que visa ao bem estar social através de políticas fomentadoras da integração, da equidade, da participação e do exercício de cidadania, com atuações voltadas para a construção do conceito Cidade Educadoras.

“A Petrolina de hoje, é exuberante e dinâmica, com mais de 300 mil habitantes, está mais do que pronta para aderir ao Programa integrando-se à Associação Internacional de Cidades Educadoras (International Association of Educating Cities),” de acordo com a conferencista, professora Tereza Santos. Ainda segundo a professora, os elevados níveis de crescimento e desenvolvimento econômico ainda não têm propiciado à Petrolina, o nível adequado de desenvolvimento ético-social a que faz jus. Os seus indicadores sociais podem e devem melhorar, sobretudo via adesão ao Programa de Cidades Educadoras. “Pela própria dedicação do poder municipal, é possível identificar que logo, logo é possível construir a Petrolina do Futuro, onde serão mínimos os patamares de analfabetismo, pobreza e violência urbana e bem mais elevados os índices culturais e de solidariedade humana, compartilhamento, segurança e felicidade”, conclui Tereza Santos.

Intercâmbio

A ida do Prefeito Júlio Lóssio a Évora para apresentação do Projeto Nova Semente ganhou importância e significado. “Ao levar aos nossos irmãos portugueses de Évora, a convite, a experiência de Petrolina com o Projeto Nova Semente (uma nova e revolucionária forma de disponibilizar creches para as crianças oriundas de famílias carentes) – no que foi bem sucedido, abrimos novas perspectivas de intercâmbio, seja no campo acadêmico, cultural e social ou no de novas tecnologias ou ainda de múltiplas formas de cooperação e complementaridade,” explica o prefeito Julio Lossio. Para ele , essa troca é sempre em benefício da comunidade de Petrolina e das que se abrem e aderem ao programa internacional de Cidades Educadoras.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *