O sindicato dos Trabalhadores em Rádio, TV e publicidade da Bahia (Sinterp), em Juazeiro, está em processo de negociação salarial. Segundo um dos coordenadores do Sinterp, Everaldo Monteiro, existe uma diferenciação entre o que é pago em Juazeiro em comparação ao restante da Bahia. “Tem um piso para Salvador e o Estado, exceto Juazeiro e Valença. A nossa idéia não seria diferenciar o reajuste salarial. O correto seria o reajuste concebido em Salvador servindo para todo estado da Bahia”, explica. Atualmente, o piso pago à categoria na cidade é de R$ 700.
De acordo com as informações dos sindicalistas, alguns municípios na Bahia pagam abaixo dos R$ 700 oferecidos em Juazeiro. E que o passo tomado aqui (Juazeiro) em diferenciar os pisos pode ser adotado como medida par que aconteça em todo o Estado.
Quanto às negociações sobre o novo salário, os sindicalistas acreditam que podem vencer essa batalha e conseguir um bom piso para os trabalhadores da área. “Teremos um grande resultado. Acredito que vamos vencer e conseguiremos com certeza um piso bom e favorável a nossa categoria”, confia o representante dos radialistas, Mário Filho.
A primeira mesa de negociação entre sindicato e patrões acontecerá hoje, os trabalhadores estão confiantes de que tudo seja resolvido logo nesse primeiro encontro. “Esperamos que hoje mesmo a gente possa chegar a um denominador comum. Nós estamos propondo um piso bom, seguindo as clausulas que serão negociadas em Salvador”, concluiu Mário.
Texto: Emerson Rocha