Odacy pede apoio da Univasf em projeto de piscicultura no açude do Vira-Beijú

 

O deputado estadual Odacy Amorim, do PT/PE, esteve reunido na manhã desta terça-feira, dia 20 de novembro, com o reitor da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), o professor Julianeli Tolentino. No encontro, Odacy solicitou ao professor Julianeli uma parceria da instituição na implantação de um projeto de criação de peixes na área do açude do Vira-Beijú, zona rural de Petrolina. O deputado já solicitou ao Ministério da Integração Nacional, a utilização da água parada do canal do Projeto Pontal para abastecer o açude e aí se criar um projeto de piscicultura para as famílias nativas da região.


“Sabemos da viabilidade desse projeto e por isso formos pedir apoio ao professor Jualianeli para que possa destinar os profissionais da Univasf na implantação dessa importante ação que vai implantar uma atividade produtiva na região do Vira-Beijú e dá condições para a geração de ocupação e renda às famílias do lugar”, destacou o parlamentar.


Outro ponto da conversa com o reitor da Univasf é a preocupação de Odacy com a concorrência desleal que vem enfrentando os alunos da região de Petrolina e do Vale do São Francisco como um todo por causa da dificuldade em conseguir uma vaga no curso de Medicina da instituição que insere todos os alunos através do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). Odacy revelou a Julianeli Tolentindo que na Universidade Federal Fluminense, no Rio de Janeiro, foi criado uma cota de 20% de alunos locais para o ingresso na instituição.


“Venho procurando através do nosso mandado uma maneira de conseguir alguma ação que proteja os alunos da região quanto a entrada deles no curso de Medicina da única universidade federal que temos aqui. Já promovi um audiência pública para discutir esse assunto com todo o público interessado. O que defendemos é que tenhamos médicos formados aqui para atender o semiárido que é carente desses profissionais. Hoje das 80 vagas disponíveis na Univasf, 20% apenas dos alunos aprovados são daqui de nossa região e apenas 10% são os aprovados em Medicina”, constatou o parlamentar petista.


Segundo Odacy Amorim, o reitor Julianeli Tolentino vai se encontrar na próxima sexta-feira, dia 22 de novembro com o reitor na Universidade Federal Fluminense num encontro reservado aproveitando a reunião de reitores de universidades federais de todo o país que vai acontecer na capital paulista. Na conversa, Odacy disse que Julianeli vai colher detalhes junto ao seu colega carioca de como foi o processo de proteção dos estudantes locais no ingresso à instituição.


“Estamos lutando para que os nossos jovens possam também ganhar essa proteção. Vi que a reitoria da Unviasf está sensível a nossa solicitação que busca esta modificação dos critérios do Enem para a aprovação dos alunos da região no curso de Medicina da instituição”, concluiu Odacy Amorim.


 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *