PREFEITURA DE PETROLINA FAZ MUTIRÃO EM PARCERIA COM HOSPITAIS E CLÍNICAS PARA ZERAR ANTIGA FILA DE ESPERA

Uma iniciativa pioneira da Prefeitura de Petrolina pretende zerar a fila de espera de pacientes que aguardam por exames e consultas com especialistas. O projeto ‘Saúde em Dia’ é uma parceria com clínicas e hospitais privados, que oferecem seus serviços permitindo a compensação de dívidas com a prefeitura, a exemplo de ISS (Imposto Sobre Serviço) já vencido.

A primeira ação acontecerá neste sábado (2). O projeto, desenvolvido pela Secretaria municipal de Saúde, e aprovado pela Câmara de Vereadores, permite ao município firmar acordos de cooperação técnica com hospitais e clínicas particulares. Os acordos estão sendo celebrados de forma individual com cada um, de acordo com a necessidade do serviço ofertado. Segundo a secretária de Saúde, Magnilde Albuquerque, o projeto representa um aumento significativo no número de procedimentos oferecidos em Petrolina.

“Esse projeto vem para mudar o cenário da saúde em Petrolina. Estamos entrando em contato com as pessoas para saber a necessidade, porque muitos já fizeram o procedimento, outros desistiram e, infelizmente, já tivemos notícias de pessoas que morreram na fila de espera. Encontramos guias de 2011 de pacientes com diagnóstico de câncer. Junto com o prefeito Miguel, identificamos esse problema e corremos para encontrar uma solução. Vamos iniciar neste sábado com um hospital da rede particular, mas outros contratos serão fechados ainda neste mês de setembro”, explicou a secretária.

De acordo com dados da Secretaria de Saúde, existe uma fila de quase 25 mil pessoas para consultas com especialistas, além de mais de 40 mil solicitações para exames e 2 mil pedidos de cirurgias. “A partir de agora, os hospitais da iniciativa privada realizarão exames e consultas dessa demanda reprimida. Esse paciente pode levar 30 dias, no máximo 60, para fazer o exame. É automático: sai da consulta com o pedido e já marca o exame e o retorno. Assim, planejamos zerar essa fila”, destacou o prefeito Miguel Coelho.

Esta semana, foi implantada uma central de marcação no prédio da Secretaria de Saúde – localizada na Avenida Fernando Góes, nº 537, Centro – para a regularização dos serviços. Os atendimentos na rede privada acontecerão das 8h às 17h. Neste sábado, serão oferecidas quatro especialidades: ginecologia, cirurgia geral, cirurgia vascular e proctologia, além dos exames de eletrocardiograma.

Ascom

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *