O Desacerto da Arcerte

Nesta terça-feira (11), o diretor-presidente da empresa Arcerte Consultoria, Roberval Souza, concedeu uma entrevista à Rádio Grande Rio AM para falar sobre a impugnação de uma pesquisa de intenções de voto em Petrolina. Porém ao tentar negar o inegável, o responsável pelo instituto de pesquisa tentou me descredenciar como profissional de comunicação. Em suas palavras: “Ele (Daniel Campos) entende bem é de jornalismo. Quero que ele volte à escola para o primário”, disse. Segundo Roberval, eu não seria capaz de comentar as irregularidades da pesquisa.

Primeiro senhor Roberval Souza, o jornalismo é uma arte e, ao mesmo tempo, uma profissão que merece ser respeitada. quando o senhor fala que eu entendo de jornalismo, mas que eu também deveria voltar para a escola, o senhor ofende a vários profissionais, estudantes e até professores de cursos de comunicação social.

Nós profissionais de comunicação do Vale do São Francisco temos capacidade de ler, ouvir, compreender e repassar a informação com todas as suas nuances. e é em nome de toda uma classe que diuturnamente leva informação a todos os habitantes da região do Vale do São Francisco, que exijo respeito.

Esclareço ainda, como profissional de comunicação, que apenas divulguei um ato jurídico, cujo documento diz claramente: “Ainda, alicerça-se a irresignação no fato de a soma dos percentuais de cada item pesquisado (candidatos, indecisos, omissos, brancos e nulos) alcançar somatório superior a 100%, o que demonstraria o caráter amador e /ou fraudulento da pesquisa”, diz o documento assinado pela juíza Eleitoral, Juçara Leila do Rêgo Figueiredo.

E são as informações contida no documento que nos habilita a informar aos moradores e eleitores de Petrolina que a fraude é tão grosseira que a soma dos percentuais de candidatos, indecisos, omissos, brancos e nulos, chega a atingir 100,1%. Assim como a primeira pesquisa da Arcerte, esta foi registrada com margem de erro maior do que o percentual divulgado. A empresa fez o registro de 3,3 pontos percentuais, mas divulgou, posteriormente, apenas 2 pontos percentuais de margem de erro.

Por isso, só deduzimos que o senhor Roberval Souza, não podendo dizer que a juíza não entende da matemática, me ofende como profissional para tentar descredenciar as notícias publicadas em nosso blog e comentadas no programa Petrolina Verdade, da Rádio Grande Rio AM.

O fato jornalístico é que o diretor-presidente da Arcerte afirmou ter acatado à determinação judicial. “Atendemos à determinação judicial de tirar do blog”. A pesquisa, divulgada no blog de Carlos Britto no último dia 3, é a segunda pesquisa, em menos de 24 horas, em que a Justiça vê manipulação de dados para beneficiar o candidato do PSB, Fernando Bezerra Filho.

Roberval afirmou que ele e Carlos Britto teriam apenas contrato publicitário. Porém a justiça determinou a notificação da empresa Arcerte Consultoria e também à Britto, dono do blog que publicou a pesquisa, além da Plena News, agência também pertencente a Britto.

Danielnoblog

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *